Convite para adesão e oferecimento de vagas/atividades da UnAPI/UFMS – 2022.2

Postado por: Eduardo Ramirez Meza

A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS) foi criada em 2011 e institucionalizada enquanto Programa da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) em 2018. Tem dentre seus principais objetivos proporcionar às pessoas idosas (60 anos ou mais) o acesso a:

1. Ações de extensão, cultura e esporte que permitam ao cidadão idoso o exercício do seu direito de acesso, via extensão, ao saber, à cultura, ao esporte, ao lazer e a espetáculos promovidos pela UFMS, e
  2. Disciplinas regulares de cursos de graduação da UFMS, possibilitando aprofundamento e atualização de conhecimentos e, principalmente, interação com alunos/as dos diversos cursos.

Sabendo que a população idosa é a que mais tem crescido no mundo, no Brasil e também aqui no Mato Grosso do Sul, para podermos alcançar estes objetivos a Proece convida todos/as os/as servidores/as docentes e técnicos administrativos a fazerem sua adesão ao Programa e, com isto, possamos ampliar o oferecimento de vagas para o acolhimento das pessoas idosas na UFMS já neste segundo semestre letivo de 2022.

A adesão é um procedimento simples e rápido e estará aberta até o dia 22/07/2022, bastando fazer o login (box na lateral direita desta página, se acessar pelo PC, ou abaixo, se acessar pelo celular) e preencher o formulário (autoexplicativo) que estará disponível abaixo após o login.

Para a primeira modalidade de adesão (extensão, cultura e esporte), há duas possibilidades: 1) oferecer vagas e/ou turmas a partir de projetos a serem submetidos ou já aprovados pela Proece em nome do/a servidor/a, na condição de coordenador/a, ou 2) prever turmas específicas para pessoas idosas apenas fazendo a sua adesão. No segundo caso, os certificados da equipe serão emitidos pela UnAPI/UFMS, todos na condição de ministrantes e/ou colaboradores/as. Em ambos os casos, se for criada turma específica, a atividade poderá ser realizada nas dependências da UnAPI/UFMS em Campo Grande, desde que haja disponibilidade e compatibilidade de horários.

Já para a segunda modalidade, podem aderir servidores/as docentes responsáveis por disciplinas de graduação presencial que aceitem abrir vagas destinadas à inclusão de pessoas idosas como participantes extensionistas nestas disciplinas. Neste caso, havendo inscrições de pessoas idosas na disciplina e considerando que isto poderá ensejar a necessidade de atendimento e de orientação diferenciados, a UnAPI/UFMS emitirá certificado para o/a servidor/a docente com 20% da carga horária da disciplina.

Nossa previsão de cronograma para este segundo semestre/2022 da UnAPI/UFMS é a seguinte:

Etapa Período
1. Adesão simplificada até o dia 22/07/2022
2. Publicação e divulgação do edital de vagas para as pessoas idosas 25/07/2022
3. Inscrições das pessoas idosas de 1º a 12/08/2022
4. Início das atividades a partir do dia 08/08/2022
5. Encerramento das atividades até o dia 30/11/2022

Venham somar esforços conosco para o atendimento desta demanda tão importante e atual!

Para mais informações: UnAPI/UFMS – Telefone e/ou WhatsApp institucional: (67) 3345-7992; e-mail: unapi.proece@ufms.br.

Visando evitar o acesso indevido às informações institucionais, para poder acessar este formulário o/a servidor/a deverá fazer login (usando o box na lateral direita da página), garantindo assim a fidedignidade da adesão e das informações prestadas.