Concurso fotográfico UFMS Além dos olhos promove primeira exposição fotográfica itinerante

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Teve início nesta segunda-feira, 4, a exposição das fotografias selecionadas na 5ª edição do concurso fotográfico UFMS Além dos olhos. A imagens irão compor uma exposição itinerante que passará por todos os câmpus entre os meses de outubro e novembro. O concurso promovido pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) tem o objetivo de selecionar imagens para estampar o calendário institucional de 2022 e neste ano está sendo realizado como projeto de cultura para incentivar a vivência artística e a valorização da Universidade.

“Esse projeto cultural visa a troca de olhares.  Então, nós pensamos numa exposição itinerante que vai percorrer todos os câmpus para possibilitar essa troca, que as pessoas conheçam a realidade de outros câmpus e outras pessoas por meio das fotos. A ideia da exposição é fortalecer o pertencimento à Universidade, mas também trazer essa dimensão com outros pontos de vista e outros lugares da UFMS. Então a gente pensou nessa exposição para aproximar mesmo as pessoas dos vários locais que temos na Instituição”, destaca a diretora da Agecom, Rose Mara Pinheiro.

Foram confeccionados dois painéis expositores para as cópias das 14 fotos selecionadas no concurso, que deverão permanecer por um período de até quatro dias em cada câmpus. “Nós elaboramos os painéis expositores pensando em como seria a estética visual da exposição e a ordem das fotografias. Para isso, fizemos um esboço de padronização das imagens e legendas. Foram impressas 28 fotos com o selo da UFMS e o logotipo do projeto nelas”, explica a bolsista do projeto de cultura e acadêmica do curso de Jornalismo Lizandra Rocha.

A foto de Aline recebeu mais de 300 curtidas em votação popular para a escolha da capa do calendário institucional de 2022

As fotografias foram selecionadas pela comissão avaliadora do concurso e por meio de avaliação popular, realizada de 13 a 17 de setembro, na página oficial da UFMS no Facebook, o público pode escolher a imagem que irá estampar a capa do calendário do ano que vem. A foto que traz a legenda “A UFMS é como uma mãe – dá o acolhimento e suporte necessário aos seus filhos” recebeu, durante o período, 319 curtidas e foi inscrita pela doutoranda em Química Aline Sousa Herrero. A foto foi tirada durante um passeio na Universidade, quando Aline deitou-se na grama, próximo ao monumento símbolo, para amamentar o seu filho. “A UFMS é a nossa casa. Eu sou aluna de lá, meu marido é aluno de lá e o nosso filho pode ir junto com a gente desfrutar o que de melhor a Universidade pode nos ofertar. E também com a foto, a gente pode fortalecer e normalizar a amamentação. Vi muita gente abraçar a votação e se sentir representada porque viu ali uma mãe com um bebê, amamentando”, ressalta.

Sozinho e com a câmera do próprio celular, Bruno registrou um dos momentos favoritos de sua rotina

Bruno Shimada é acadêmico de Odontologia e um dos selecionados para o Programa Bolsa Atleta da UFMS. O esporte o tem acompanhado desde criança. Com o temporizador da câmera do celular, ele mesmo conseguiu registrar o momento em que treinava.  “Como eu corro desde pequeno, então eu sempre gostei de praticar esporte. E na foto, eu tentei transmitir a questão do corpo em movimento e a ideia da importância da prática esportiva na vida acadêmica”, conta o estudante. Essa é a terceira vez que ele participa do concurso.

O UFMS Além dos Olhos é realizado anualmente na Universidade e sua primeira edição foi em 2017. A temática do concurso consiste em explorar as múltiplas visões sobre o significado e a importância da Universidade na vida dos participantes, a partir do registro de paisagens, da arquitetura e rotina daqueles que vivenciam os câmpus da Instituição. O concurso é aberto a toda a comunidade universitária.

.

Confira a programação da exposição itinerante:

• Cidade Universitária – 04  a 22 de outubro
  • Campus do Pantanal (CPAN) – 5 a 8 de outubro
  • Campus de Aquidauana (CPAQ) – 18 a 21 de outubro
  • Campus de Ponta Porã (CPPP) –  26 a 29 de outubro
  • Campus de Três Lagoas (CPTL) – 26 a 29 de outubro
  • Campus de Naviraí (CPNV) – 4 a 11 de novembro
  • Campus de Paranaíba (CPAR) – 8 a 11 de novembro
  • Campus de Chapadão do Sul (CPCS) – 16 a 19 de novembro
  • Campus de Nova Andradina (CPNA) – 16 a 19 de novembro
  • Campus de Coxim (CPCX) – 23 a 26 de novembro