Câmpus do Pantanal seleciona bolsistas para o Programa Conexões de Saberes (2008/2009)

O Câmpus do Pantanal abre edital para a seleção de bolsistas para integrarem o Programa Conexões de Saberes (2008/2009) mantido pelo MEC/SECAD em parceria com as Universidades Federais. As inscrições para o programa começam no dia 24 e se estendem até o dia 29 de julho.

Para se inscrever no processo de seleção é necessário que o bolsista atenda aos seguintes critérios: ter cursado o ensino médio em escola pública; morar em bairro popular (oriundo de espaços populares); ter renda familiar de até três salários mínimos, participar de movimentos juvenis, estudantis, culturais, comunitários e/ou de igrejas; e não ter outra bolsa de programas da UFMS. A carga horária do bolsista é de 20 horas semanais e a bolsa é de R$ 300 por um período de doze meses (julho/2008 – junho/2009).

O objetivo geral do programa é contribuir para o acesso ao ensino superior e ainda a criação de estruturas institucionais e pedagógicas adequadas para a permanência, com qualidade e sucesso, de estudantes de origem popular na universidade. Visa ainda, ampliar as possibilidades de encontro dos saberes de distintas origens, fortalecendo os vínculos entre as instituições de ensino superior e os setores populares, de forma a estimular o processo de troca de saberes e fazeres entre os dois territórios sociais.

Nesse sentido, o Conexões de Saberes na UFMS vem desde 2005 desenvolvendo ações concretas para materialização dessas propostas: capacitação continuada dos protagonistas do PCS; curso preparatório pré-vestibular; atividades educativas e culturais em comunidades populares; oficina de Literatura; eventos científicos, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas na sala do Programa Conexões de Saberes no período matutino e vespertino com as coordenadoras Profª Carmem Saad Costa e Profª Jolise Saad Costa ou pelo telefone: 3234-6880.