CanteMus participa do Projeto Musicoterapia

Postado por: Ana Paula Banyasz

O Grupo Vocal CanteMus, da UFMS, participou, no dia 2 de junho, de uma apresentação do Projeto de MCanteMus participa do Projeto Musicoterapiausicoterapia do Hospital Cassems de Campo Grande.

De acordo com o coordenador do projeto, Gabriel Scatena Guizado, o Projeto Musicoterapia teve início em maio deste ano, no Hospital cassems, com uma proposta de humanização do hospital. “É um conjunto de práticas que que visam o bem-estar dos pacientes, mas também tem o lado que se volta para os colaboradores”, com a criação do coral”, explicou.

Gabriel, que é aluno do 8º semestre do curso de Música da UFMS, contou que a ideia inicial era tirar o curso de Música de apresentações somente artísticas e voltar a música para outra realidade, com um sentido maior, levando a arte ao ambiente hospitalar. “O projeto  realiza apresentações de corais duas vezes por semana, nos corredores dos hospitais, e música nos leitos. Também faz parte do projeto a realização de concertos mensais com grupos de Câmara”, ressaltou.

A professora Ana Lúcia Gaborim, do curso de Música e Coordenadora do Grupo CanteMus, foi gratificante poder cantar e ver o sorriso dos pacientes ao ouvir a música.

O CanteMus consiste em uma proposta de produção, pesquisa e divulgação da música vocal. O Grupo integra a prática vocal em grupos com diferentes perfis – como coro de iniciantes (sem experiência musical), coro feminino, coro de estudantes de música.