Bolsistas são selecionados para o Programa Conexões de Saberes, em Aquidauana

O Câmpus de Aquidauana (CPAQ) está com edital aberto para a seleção de bolsistas do Programa Conexões de Saberes (2008/2009) mantido pelo MEC/SECAD em parceria com as Universidades Federais. As inscrições para o programa começaram no dia 28 de julho e se estendem até o dia 06 de agosto. Estão disponíveis, ao todo, 14 bolsas.

O objetivo do Conexões de Saberes é contribuir para o acesso ao ensino superior, além da criação de estruturas institucionais e pedagógicas adequadas para a permanência de acadêmicos de origem popular na universidade.

Para se inscrever no processo de seleção é necessário que o bolsista atenda aos seguintes critérios: ter cursado o ensino médio em escola pública; morar em bairro popular (oriundo de espaços populares); ter renda familiar de até três salários mínimos, participar de movimentos juvenis, estudantis, culturais, comunitários e/ou de igrejas; e não ter outra bolsa de programas da UFMS. A carga horária do bolsista é de 20 horas semanais e a bolsa é de R$ 300 por um período de doze meses (julho/2008 – junho/2009).

O Conexões de Saberes na UFMS vem desde 2005 desenvolvendo ações concretas para materialização de suas propostas, como: capacitação continuada dos protagonistas do PCS; curso preparatório pré-vestibular; atividades educativas e culturais em comunidades populares; oficina de Literatura; eventos científicos, entre outros.

As inscrições devem ser feitas com a coordenadora do Programa no CPAQ, Profª Alice Maria Derbocio, do Departamento de Biociência. Mais informações pelos telefones 3241 0429 e 3241 0427.