Bolsa Atleta tem oportunidades para graduandos e pós-graduandos

Postado por: Claudio Gabriel da Silva da Conceição

Estudantes com rendimento esportivo comprovado e que estejam matriculados em um dos cursos de graduação ou de pós-graduação stricto sensu da Universidade podem se inscrever para participar do Programa Bolsa Atleta UFMS. O prazo vai até 29 de junho e a solicitação deve ser feita no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

“Nossa Instituição recebe anualmente atletas que precisam manter sua alta performance ao mesmo tempo em que cursam sua graduação ou pós-graduação. A UFMS os apoia com essa bolsa, que permite que custeiem seus treinos. Às vezes precisam do acompanhamento de um personal, de algum aparelho ou item específico, ou, ainda, utilizam o valor recebido para participação em competições. Assim, com o esforço dos nossos estudantes atletas e com o incentivo, a Universidade tem estado entre as federais com maior atividade esportiva do país”, apontou o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.

O estudante do 9º semestre de Engenharia da Produção, Douglas Queiroz, que pratica atletismo desde 2015, confirma que o incentivo tem papel crucial em seu desenvolvimento como atleta. Além do investimento na preparação esportiva, incluindo treinamentos, equipamentos e competições, o estudante também já utilizou o valor para a contratação de profissionais especializados, para alcançar um nível mais elevado de desempenho. “Além disso, o programa Bolsa Atleta fomenta a integração entre o esporte e a educação, e essa abordagem equilibrada me permite desenvolver habilidades de gerenciamento de tempo, disciplina e organização, que são características fundamentais tanto para o meu sucesso esportivo quanto para a vida profissional futura”, disse.

A bolsa tem valor mensal de R$700 e a vigência será de julho a novembro de 2023. As vagas estão distribuídas entre esportes individuais e coletivos. Há oportunidades para praticantes de futsal, voleibol, basquetebol, handebol, lutas, natação, atletismo, esportes com raquetes, vôlei de praia, paradesporto, jogos de tabuleiro, e-sport e breaking, modalidade que estreará como esporte olímpico em 2024, nos jogos de Paris.

Os interessados devem ter aproveitamento acadêmico superior a 60% no curso em que estão matriculados, ter a idade mínima ou máxima que atenda os requisitos vigentes da Confederação Brasileira do Desporto Universitário e disponibilidade de 20 horas semanais para treinamento, entre outros requisitos.

Para a inscrição será preciso preencher a ficha no Sigproj e anexar o termo de compromisso e o plano de trabalho, ambos disponibilizados no edital, e também o currículo esportivo, com comprovação no formato pdf.

O resultado preliminar está previsto para 3 de julho e a divulgação será no portal da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece). O edital completo pode ser acessado aqui.

Texto: Ariane Comineti

Foto: arquivo do estudante