Bolsa Atleta tem oportunidades para estudantes de graduação

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Estudantes da UFMS praticantes de esportes individuais e de paradesporto têm até 18 de agosto para se candidatarem à Bolsa Atleta. As inscrições devem ser feitas no Sigproj anexando os documentos indicados no edital de seleção.

O programa Bolsa Atleta tem como objetivo fomentar a representação esportiva de rendimento da UFMS em nível local, regional, nacional e internacional, além de incentivar a vivência esportiva no âmbito da Universidade. “As bolsas são voltadas a estudantes de graduação com habilidades técnicas específicas e desempenho esportivo comprovado em competições esportivas de rendimento”, apontou a secretária da Secretaria de Projetos e Eventos Esportivos, da Diretoria de Cultura e Esporte da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Sepes/Dice/Proece), Edineia Aparecida Gomes Ribeiro.

A professora informou que o edital para o programa teve adequações em 2021. “Optamos por atender os esportes individuais e manter o paradesporto, por outro lado excluímos os esportes coletivos uma vez que as chances de aglomeração e exposição ao coronavírus para os estudantes seriam maiores nos jogos coletivos. Mas para o próximo edital em 2022 buscaremos atender a todas as categorias, estamos confiantes que no próximo ano teremos melhorias na saúde pública, que todos estarão vacinados e que também poderemos retornar às nossas ações presenciais. Estamos ansiosos para ver o Moreninho reformado e lotado, com aquela energia vibrante que somente o esporte pode proporcionar nesse ambiente”, disse.

As bolsas serão de R$ 400,00 mensais com vigência prevista de setembro a dezembro de 2021. Ao todo são 18 oportunidades sendo cinco para lutas, três para atletismo, três para natação, uma para esportes com raquetes, duas para jogos de tabuleiro, duas para vôlei de praia e duas para paradesporto.

Para participar é preciso estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFMS, ter disponibilidade para 20 horas semanais de treinamento, não estar cumprindo sanção disciplinar, não ter sido excluído anteriormente de alguma bolsa por desempenho insatisfatório, não ter qualquer pendência administrativa com a Universidade e não estar recebendo outra bolsa não acumulável. Os interessados não precisam buscar tutores para a inscrição, como nos anos anteriores, pois serão acompanhados pela equipe da Sepes.

A divulgação do enquadramento das propostas e do resultado preliminar está prevista para 20 de agosto no site da Proece e no Boletim Oficial. Recursos poderão ser enviados até 23 de agosto e o resultado final está previsto para 25 de agosto.

Texto: Ariane Comineti