Aulas de introdução a técnica vocal coletiva e dança têm inscrições abertas

Postado por: Claudio Gabriel da Silva da Conceição

Quem sempre sonhou em aprender a cantar ou a dançar pode participar das aulas introdutórias na Cidade Universitária no dia 18 de março. As inscrições estão abertas e o objetivo é proporcionar uma experiência com a técnica vocal e a consciência corporal, além de estimular o interesse na comunidade interna e externa.

As aulas de técnica vocal são indicadas para quem trabalha com a voz, não somente cantores

A aula de técnica vocal coletiva visa fornecer uma iniciação a partir da teoria e da leitura musical. Para a professora Ana Lúcia Gaborim, da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, a aula é indicada não só para quem quer aprender a cantar, mas também para quem precisa da voz para exercer a sua profissão, como é o caso dos professores.

“Você vai aprender a ter cuidados com a sua voz, a ter bons hábitos para manter a saúde vocal, a usar a voz de maneira mais adequada e vai aprender sobre música também, é um momento para ampliar a sua cultura”, convida a professora.

A partir da aula introdutória, o participante terá uma demonstração sobre como é feito o trabalho de técnica vocal nos coros da UFMS. Segundo a professora, não há pré-requisitos, ou seja, o interessado não precisa saber cantar para se inscrever. A aula é ofertada para pessoas a partir de 15 anos. “Tem gente que se diz desafinada, mas, na verdade, ela não é. A pessoa canta afinado, mas o modo como ela canta e coloca a voz, às vezes, tem problemas e vícios, que podem ser melhorados”.

A professora de canto Evelyn de Lima já foi aluna de técnica vocal e afirma que as aulas foram um divisor de águas. Ela destaca a didática das aulas, que a ajudaram a cantar de forma mais saudável. “Recomendo essa aula a todos aqueles que se utilizam da voz como instrumento de comunicação, sejam eles cantores, professores, apresentadores ou apenas amantes da voz e seu funcionamento”, indica Evelyn.

O aulão de dança fará uma introdução sobre as possibilidades de movimentos

Para quem quer aprender a dançar, o aulão é uma oportunidade para apresentar as ações de dança que a Universidade oferece. A professora Mariana Cavalcante afirma que a aula é aberta para maiores de 18 anos. “O único pré-requisito para participar do aulão é querer conhecer possibilidades de dança e movimentos, já sabendo dançar ou não, ou seja, estar disponível para a aula. É aberto a toda a comunidade acadêmica e externa a UFMS”, diz.

As aulas de técnica vocal serão realizadas das 8h30 às 10h, no Teatro do Curso de Música, próximo ao Lago do Amor. Os interessados devem preencher o formulário no portal. Já as aulas de dança e consciência corporal ocorrem das 10h às 11h30, no mesmo local. As inscrições estão abertas no endereço eletrônico.

Texto: Mylena Rocha

Fotos: Arquivo/Ana Lúcia Gaborim e Mariana Cavalcante