AU.Doc Laboratório de Pesquisa e Documentação em Arquitetura e Urbanismo/ Museu Virtual das cidades sul-matogrossensses

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

O Laboratório de Pesquisa e Documentação em Arquitetura e Urbanismo – AU.DOC, coordenado pelo docente Dr. Julio Botega, conta com atividades de ensino, pesquisa e extensão, cuja finalidade, é reunir um acervo especializado de projetos, documentos escritos e iconográficos de Arquitetura e Urbanismo, com enfoque na cultura sul-mato-grossense; o uso do AU.DOC é facultado tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade externa.

Nossa sociedade está conectada, com muita informação disponível, mas o acesso ao material físico permanece sendo um privilégio que contribui na produção e disseminação de conhecimento, disponibilizando o acesso à informação, e atendendo às necessidades e exigências dos usuários. Além do físico, este período de pandemia explicitou a necessidade de termos informações de qualidade disponíveis on-line. A busca pela arquitetura e o urbanismo praticados em Mato Grosso do Sul carecem de uma maior sistematização, até para se tornarem mais conhecidos em âmbito nacional.

Para contribuir na solução deste problema, criaremos um Museu Virtual, um repositório com informações sobre distintos períodos históricos da ocupação do território estadual, recuperando traçados urbanos originais e arquiteturas relevantes. Esta proposta visa, portanto, selecionar alunos bolsistas para o laboratório, auxiliando nas atividades ligadas a ele. Aberto à consulta e visitação pública e com rico material disponível on-line, o AU.Doc suprirá uma lacuna importante no conhecimento, enriquecimento cultural e fortalecimento da identidade cultural do estado.

Coordenador:

• Julio Cesar Botega do Carmo