Apresentação de junho do Movimento Concerto será nesta sexta-feira

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Na sexta-feira, 18, a partir das 19h30, será transmitida pelo canal da TV UFMS a edição de junho do programa Movimento Concerto. A apresentação será dos estudantes do curso de Música, Caio Fortunato e Henrique Lucena.

Caio irá tocar violino e o repertório faz parte do seu recital avaliativo de conclusão de curso. “É um concerto do período romântico, do compositor alemão Max Bruch, para violino e orquestra, e será executado em conjunto com o pianista Nillo Cunha”, explica.

Já Henrique irá apresentar quatro peças tocando o instrumento violoncelo. “A primeira peça será a Suite nº2 i-Prelude em ré menor, de Bach. Em seguida, o Primeiro Movimento do Concerto para violoncelo em dó maior, de Joseph Haydn. A terceira peça será O Canto do Cisne Negro, de Villa-Lobos; e a quarta peça será Les Mots Sont Allés, de Luciano Berio”, conta o estudante.

Por conta da pandemia de Covid-19, todas as apresentações do Movimento Concerto estão sendo gravadas previamente, para serem transmitidas remotamente. “Tem sido uma experiência muito diferente fazer os concertos de maneira gravada sem o público no teatro, mas também uma boa oportunidade para todos os músicos que participam poderem voltar aos palcos. Com certeza o público pode esperar um concerto feito com muito empenho e uma música de muita qualidade. No caso desse concerto, serão dois alunos que estão em fase de conclusão de curso, então também será muito bom que a comunidade prestigie esses alunos e a produção do curso de música da UFMS, e que conheçam um pouco mais sobre a música clássica”, destacou o coordenador do projeto, professor William Teixeira.

Segundo William, além da apresentação desta sexta-feira, os concertos de dezembro também terão produções de estudantes do curso de Música.

Por meio do Movimento Concerto são realizadas apresentações musicais gratuitas e abertas à comunidade, com o objetivo de democratizar o acesso a este tipo de repertório. Na programação constam apresentações mensais de abril a dezembro. A ação faz parte da campanha Eu Respeito, que neste mês destaca as ações de preservação e conservação do meio ambiente.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Lucas Caxito (estagiário da Agecom)