Abertura do Mais Cultura destaca reestruturação para o on-line e tem apresentações musicais

Postado por: Ana Paula Banyasz

Na tarde de hoje, 16, ocorreu a solenidade de abertura do Festival Mais Cultura. Este ano, o evento está sendo realizado inteiramente on-line pela primeira vez em seis anos, para respeitar as normas de biossegurança.

A cerimônia de abertura foi realizada no Teatro Glauce Rocha, como normalmente é, mas sem público presencial. Porém, a transmissão ao vivo no YouTube contou com 791 visualizações e diversos comentários no chat virtual.

O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, agradeceu a todos que estão colaborando com o Mais Cultura deste ano e parabenizou todos que seguem trabalhando em prol da arte. Marcelo é músico e professor da Escola de Música, e apresentou duas peças no repertório para violão.

“Eu me sinto muito honrado e dignificado, e agradeço muito o voto de confiança do Turine e da Camila na área artística da Universidade”, disse.

Logo após foi a apresentação do coral CanteMus, coordenado pela professora Ana Lúcia Gaborim. O coral seguiu suas atividades a distância, apesar de todas as dificuldades e, na semana passada, se reencontrou para ensaiar o repertório cantado hoje, seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre o uso obrigatório de máscara e distanciamento entre as pessoas.

“É uma alegria muito grande estar aqui com vocês de forma virtual e queria desejar boas-vindas a todos os participantes desse Festival Mais Cultura, esse festival que agrega vários projetos, tanto da Universidade quanto de instituições parceiras, e esse é o feedback e a vitrine que a gente faz para a sociedade sul-mato-grossense e para o Brasil”, afirmou o reitor Marcelo Turine.

Ele também reforçou o esforço da equipe em reestruturar o evento para que pudesse ser realizado on-line. “Parabenizo e agradeço a todos os organizadores que tornaram possível essa remodelagem, por ressignificar o Festival Mais Cultura, que era só presencial com algumas ações conectadas em várias unidades da Universidade e agora é totalmente on-line. Isso é de uma criatividade e merece uma atenção muito grande, porque vamos ampliar o número de participantes, não só os nossos alunos, professore se convidados, mas o Brasil e Mato Grosso do Sul inteiro podem usufruir e conhecer um pouquinho das nossas pérolas na área de cultura”, destaca.

Texto: Leticia Bueno