Comunicado Edital PAEXT/2012 e Edital EXT/2012 com pedidos de bolsas de extensão

A PREAE recebeu e acatou os recursos de enquadramento de 06 (SEIS) propostas de ações de extensão submetidas para avaliação e financiamento no âmbito do Edital nº 10/2011-PREAE (com financiamento da UFMS). Consulte estas propostas aqui.

Desta forma, das 176 (cento e setenta e seis) propostas recebidas no âmbito do PAEXT/2012, passaram à condição de enquadradas o total de 158 (cento e cinqüenta e oito), que presentemente estão tendo seu processo de Avaliação de Mérito e de Relevância Social finalizado. Devido às legítimas alterações ocorridas, para que não haja prejuízo da livre concorrência entre todas as propostas enquadradas, o resultado final somente deverá ser divulgado no próximo dia 14 de março de 2012 (quarta-feira).

Paralelamente a este processo, a PREAE promoveu a leitura e enquadramento de outras 13 (TREZE) propostas submetidas no âmbito do Edital nº 11/2011-PREAE (Edital de Fluxo Contínuo de Ações de Extensão EXT/2012) que, consoante ao disposto no mesmo, concorrerão exclusivamente à concessão de bolsas de extensão. Consulte estas propostas aqui.

Estas 13 (TREZE) propostas estão, igualmente, em processo de Avaliação de Mérito e de Relevância Social, devendo ter o resultado divulgado juntamente com o resultado do PAEXT/2012, portanto, também no próximo dia 14/03/2012.

A PREAE congratula a comunidade universitária pela profícua disposição em realizar ações extensionistas, expressa pela quantidade e, sobretudo, pela qualidade das propostas que vêm sendo elaboradas e encaminhadas para avaliação, realização e financiamento pela UFMS neste ano de 2012.

Não obstante, a PREAE entende conveniente antecipar à comunidade universitária que, devido aos ajustes realizados pelo governo federal no orçamento da União, os recursos disponibilizados para o financiamento de ações de extensão da UFMS neste ano de 2012 sofreram uma redução significativa, o que implicará em maior severidade por parte da PREAE quanto à liberação de recursos destinados, especialmente, à aquisição de passagens e ao pagamento de diárias.

No mesmo sentido, merece destacar o expressivo incremento no que concerne aos recursos orçamentários referentes à política institucional de concessão de bolsas de extensão, fato que, se por um lado não necessariamente equilibrará satisfatoriamente as necessidades financeiras individuais de cada proposta, por outro representará um alento no que diz respeito ao incentivo à participação discente nas ações extensionistas.

Estas novas configurações no panorama orçamentário vêm requerendo da PREAE adicional esforço institucional, no sentido de instaurar um processo avaliativo e a correspondente disponibilização financeira que não percam de vista a concretude e a complexidade das dinâmicas sociais e universitárias que justificam e fundamentam a realização de ações extensionistas.

Do mesmo modo, os desafios ora colocados demandarão da comunidade universitária compreensão para com as limitações internas de ordem orçamentária e, ao mesmo tempo, merecem ser entendidos enquanto um convite aberto para a construção coletiva de alternativas e estetégias de fortalecimento dos vínculos com instituições parceiras para a concretização destas ações.