Cerca da UFMS foi reivindicação da comunidade universitária

A cerca que está sendo colocada em torno da Cidade Universitária foi uma reivindicação da comunidade universitária, incluindo lideranças estudantis da UFMS.
A cerca faz parte de um conjunto de medidas propostas pelo Relatório da Comissão Especial instituída pela Portaria 345 de 31 de Maio de 2004 e composta pelos servidores Prof. João Jair Sartorelo (PRAD), Tec. Adm. Agrimal Inácio de Souza (CCET), Tec. Administrativos Antonio Fontinelli de Moraes e Milton de Alcântara (PRAD), Profa. Dra. Idinaura Aparecida Marques (CCHS) Tec. Adm. Ivan Fernandes Pires Junior (CCBS) e pelos acadêmicos Daniel de Brito Araújo, Marco Aurélio de Almeida e Renata Mourão, todos à época pertencentes ao DCE da UFMS.
A Comissão foi instituída com o propósito de analisar a segurança na Cidade Universitária e, em seu relatório final em, em 30 de junho de 2004, enumerou diversas medidas classificadas em quinze ações de curto prazo (que já estavam sendo implantadas na data do relatório final). Entre as ações de curto prazo, destaca-se a de letra "i" (eventos) onde a Comissão recomendou a apresentação de projetos como o "Sexta-Astral" e o "Quinta na Concha" em locais fora da Cidade Universitária. Três ações de médio prazo e quatro ações de longo prazo, a primeira das quais a construção do muro em torno da Cidade Universitária de modo a possibilitar somente uma via de entrada e uma de saída. O relatório ainda previa o controle da entrada e saída da cidade universitária, a dotação de recursos específicos para a manutenção de equipamentos de segurança e também assegurar a PREAE (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis) recursos específicos para desenvolver projetos de segurança envolvendo a administração da UFMS e os acadêmicos.
Ressalte-se que a demora na construção da cerca, em parte, deveu-se à inexistência de recursos específicos (que só foram disponibilizados no início de 2007) e da própria Reitoria que, a princípio, não viu com bons olhos a medida de fechar a Cidade Universitária, historicamente aberta à população, mas acatou a recomendação do Relatório Final da Comissão.

Veja a íntegra do Relatório Final da Comissão