Projeto Coral Infantojuvenil comemora 10 anos com concerto no Teatro Glauce Rocha

Postado por: Paulo Arakaki Junior

O Projeto Coral Infantojuvenil da UFMS (PCIU!) celebra 10 anos de história com um concerto no palco do Teatro Glauce Rocha hoje, 22, às 19 horas. O público poderá conferir a apresentação do coro PCIU! Alfa, composto por coralistas veteranos. O palco também receberá convidados especiais para a comemoração, com os  coros do Curso de Música da UFMS, Coral Arte Viva, Coral da Business Professional Women e Coral da Igreja Batista Memorial. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade. 

O PCIU! tem a regência e coordenação da professora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, Ana Lúcia Gaborim, e é uma iniciativa que visa proporcionar educação musical por meio do canto coral para crianças e adolescentes. Com 10 anos de atividades ininterruptas, o projeto possui dois grupos: um iniciante, que realiza aulas on-line, e o grupo avançado PCIU! Alfa, que se apresentará no Teatro Glauce Rocha.

Durante a pandemia, o PCIU manteve as atividades on-line, participando de diversos Festivais de Coros pelo Brasil e até mesmo internacionalmente, reforçando o compromisso com a música mesmo em tempos desafiadores. O projeto também integra iniciativas de projeção nacional, como os Painéis da Fundação Nacional de Artes, do Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil, do Grupo de Pesquisa da Universidade Estadual Paulista, e participou recentemente do projeto Dia de Festa, ao lado de coros infantojuvenis de todas as regiões do Brasil.

A professora Ana Lúcia enfatiza o impacto positivo do PCIU! na vida dos jovens, contribuindo para seu desenvolvimento biopsicossocial e cognitivo. “É bastante emocionante para nós, porque conseguimos reunir alguns jovens que, embora já tenham crescido, continuaram com esse desejo de cantar. Então, ficamos muito felizes de saber que plantamos essa semente e que essas crianças, que agora são jovens, levaram a música, o canto, junto com elas. Como eu sempre digo, nós não desenvolvemos só musicalmente as crianças e os adolescentes. Quando eles entram em um coro, eles aprendem muito mais do que música e arte. Eles têm contato com diferentes culturas, cantam músicas de diferentes épocas, diferentes estilos, diferentes idiomas. Eles aprendem muito sobre autoestima e autoconfiança, enfrentam a timidez, o medo do público. Trabalham também com outros aspectos psicomotores: temos vários relatos de crianças que a fonoaudióloga recomendou a participação no PCIU!, eles tinham problema de fala e pelo trabalho de articulação que a gente faz, eles melhoraram”, destaca.

O concerto comemorativo no Teatro Glauce Rocha marca não apenas a celebração dos 10 anos do projeto, mas também o Dia da Música, coincidindo com a data da primeira apresentação pública do grupo. A expectativa é proporcionar ao público uma experiência musical marcante, encantadora e emocionante. 

Felipe Rodrigo Pereira de Barros, de 17 anos, participa do coral desde os 13 e está entusiasmado com o momento. “Comecei a participar porque sempre gostei muito de cantar, desde a infância. Enxerguei no coral uma excelente oportunidade para aprofundar meu conhecimento musical. Estou ansioso para fazer parte do concerto de 10 anos. A expectativa é enorme, e mal posso esperar para vivenciar esse evento especial”, conclui. 

Texto: Elton Ricci