Mostra pública apresenta desenhos que unem arte e ciência

Postado por: Claudio Gabriel da Silva da Conceição

Será realizada nesta sexta-feira, 31, a partir das 8h30, uma mostra com desenhos produzidos por alunos do ensino básico que retratam cientistas de Mato Grosso do Sul. A ação faz parte do projeto Expocientista, que tem como objetivo aproximar os alunos dos pesquisadores ligados à Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS) por meio da arte.

A exposição estará no corredor central da Cidade Universitária e exibe desenhos manuais e digitais produzidos por 39 alunos do Ensino Médio da rede pública dos municípios de: Água Clara, Bonito, Campo Grande, Chapadão do Sul, Dourados, Fátima do Sul, Jaraguari, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia. Em cada escola participante, havia um professor responsável por fazer a ponte com os organizadores do projeto.

“Quando a gente propôs o projeto, uma coisa que me veio à cabeça foi: o que pensam os alunos da Educação Básica em relação aos cientistas que construíram a história do país, e também a história de Mato Grosso do Sul? Fiquei me perguntando se conseguiríamos aproximar o mundo da educação básica com o mundo dos pesquisadores por meio da arte, por meio de desenhos. A Fetec-MS já faz esse trabalho, mas sempre com alunos que já são ligados a essa temática da ciência e tecnologia, nós queríamos encontrar alunos que estivessem em outros grupos para conseguir estabelecer essa ponte”, comenta o professor do Instituto de Química e coordenador do projeto, Ivo Leite Filho.

Os alunos que produziram os desenhos foram presenteados com kits, e convidados a conhecer 39 pesquisadores ligados à Fetec-MS para representá-los em forma de retratos, utilizando técnicas livres.

“A surpresa foi das melhores, a Educação Básica é um campo enorme de possibilidades, de aproximação de mundos e para a nossa universidade, aproximar da educação básica é no mínimo criar pontes para que esses alunos que estão agora na educação básica sigam com a universidade como objeto de interesse, nossa universidade gostaria de receber bons talentos”.

Em um segundo momento, houve um encontro virtual dos alunos com os pesquisadores, professores e organizadores do projeto, para conseguirem unir nos desenhos, traços da personalidade, aparência e a pesquisa que cada pesquisador desenvolve.

“Um ponto alto do projeto foi a reunião virtual com os pesquisadores. Conhecer a contribuição científica que eles trazem para a sociedade foi de grande valia para os alunos, pois por meio de seu olhar artístico eles materializaram o conhecimento adquirido”, relata a professora de artes Giane Bifon.

Dando continuidade à programação do Expocientista, serão realizadas no sábado, 1º de abril, duas oficinas práticas que envolvem arte e cultura. Uma das oficinas será sobre a rota rupestre, com foco em Mato Grosso do Sul e a segunda será sobre materiais artísticos e técnicas de uso.

Texto: Bianka Macário