Inscrições abertas para prática de atividades físicas na Cidade Universitária e no Câmpus do Pantanal

Postado por: Claudio Gabriel da Silva da Conceição

Estudantes da Instituição, crianças e adolescentes com idades entre seis e 17 anos, podem se inscrever para a prática gratuita de diversas modalidades esportivas na Cidade Universitária e no Câmpus do Pantanal (CPan), por meio dos programas Segundo Tempo Padrão (PST) e Segundo Tempo Universitário (PSTU). Estão sendo ofertadas 260 vagas para início imediato e também há a previsão de cadastro reserva. As inscrições seguem abertas em fluxo contínuo.

Na Cidade Universitária há vagas pelo PST para práticas de esportes no período vespertino nas seguintes modalidades: esportes com as mãos; esportes com os pés  e musculação. No período matutino há vagas para esportes educacionais . No CPan, as vagas estão disponíveis sempre no período vespertino, para esportes educacionais.

Os pais ou responsáveis legais pelas crianças e adolescentes interessados nas vagas deverão se deslocar até as quadras poliesportivas da Cidade Universitária e do CPan, nos horários de aulas das turmas, para preenchimento do formulário de inscrição.

Já o PSTU, destinado à comunidade universitária, tem vagas disponíveis para turmas de pilates, basquetebol e handebol, além de cadastro de reserva para musculação, treinamento funcional e voleibol. Para estudantes do CPan, há vagas abertas para a prática de voleibol e futsal.

O professor do Câmpus do Pantanal, Adelar Sampaio, é instrutor do programa e tem uma avaliação bastante positiva dos resultados culturais e de promoção social entre os participantes dos programas. “Toda programação tem sido significativa pois amplia espaços e formas de interação e convivência saudável, estimulados pelas práticas esportivas dos programas, principalmente nos aspectos de interação social, ampliação de vivência sociocultural entre os estudantes e no processo de integração entre cursos”, explica.

A estudante de Educação Física da Cidade Universitária, Marieli Benites, é bolsista do Programa Segundo Tempo.  Para ela, é nítida a mudanças nas crianças que participam das atividades. “Muitas não conseguiam fazer o básico como correr ou pular. Além de praticarem atividade física, que faz muito bem para a saúde, a socialização também é muito importante para as crianças”, frisou.

Ela ainda relata que o trabalho como bolsista traz recompensas. “É muito gratificante contribuir e fazer parte da infância dessas crianças que sonham em estudar na Universidade conosco futuramente”.

Detalhes sobre horários ou informações sobre preenchimento de cadastro reserva podem ser obtidos no edital aqui

Texto: Adriano Furtado
Fotos: Arquivo dos instrutores