III Mostra fotográfica “Beleza Negra Resiste” e Oficina Antirracista de Pintura Orgânica

Postado por: Paulo Arakaki Junior

Coordenadora: Ana Paula Archanjo Batarce

O movimento negro brasileiro, após anos de luta, conquistou a LEI 10.639, sancionada em 2003, alterando a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), pois assume o mundo da educação como fundamental na reprodução e na reversão do quadro de desigualdades raciais no Brasil. Assim, disciplinas sobre a história dos negros no Brasil e do continente Africano foram incluídas no ensino fundamental e médio, a partir dos artigos: Art. 26 e Art. 79-B na LDB. Isto posto, os professores de ensino fundamental e médio deveriam evidenciar que a cultura afro-brasileira é constituinte e formadora da sociedade brasileira. Portanto, os diferentes povos negros, provenientes do continente Africano, escravizados pelos europeus, são sujeitos históricos que contribuíram e contribuem na produção do espaço brasileiro.

No entanto, a desvalorização do negro, de sua cultura, das religiões de matrizes africanas ainda é latente na sociedade brasileira, mesmo existindo uma lei que determine o ensinamento da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, na prática, essa ação não se efetua como deveria. O preconceito, a misoginia, o racismo são espelhados nos dados estatísticos produzidos no Brasil. O IBGE (2018) aponta que a desigualdade étnica, socioeconômica se alarga cada vez mais no nosso país. O atlas da violência de 2017, elaborado pelo IPEA, revela que homens, jovens, negros de baixa escolaridade são as principais vítimas de mortes violentas no país. As mulheres negras também são as que mais morrem.

Dessa maneira, é urgente que, a universidade produtora de professores das mais diferentes áreas do ensino, oportunize discussões de cunho étnico-racial capazes de contribuir na formação desses profissionais, de qualificá-los e de encorajá-los a trabalhar com a problemática da população negra, em sala de aula, na tentativa de diminuir esse arranjo de desigualdade étnica, cultural, social e econômica existente no nosso país. O desenvolvimento desse projeto objetiva, produzir material audiovisual sobre a negritude sul mato-grossense, a fim de contribuir com a temática de História e Cultura Afro Brasileira que deve ser trabalhada nas escolas da rede básica de ensino. Parte do material audiovisual produzido deverá ser apresentado a sociedade no dia comemorativo no dia da Consciência Negra 20 de novembro, data que foi, em forma de lei, inserida no calendário escolar das instituições básicas de ensino.