Salas de aula virtuais recebem apresentações durante Festival Mais Cultura 2021

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Pelo segundo ano consecutivo estudantes e professores da Universidade apreciam, durante o Festival Mais Cultura, apresentações musicais e declamações de poesia antes do início das disciplinas que são ministradas on-line. A ação faz parte do projeto Música e Poesia em Sala de Aula e vão até 29 de outubro.

A programação foi composta a partir da solicitação dos docentes, realizada entre 23 de setembro e 15 de outubro. Ao todo 42 salas virtuais com uma média entre 30 e 40 estudantes irão receber as intervenções culturais.

“Em tempos difíceis de pandemia, ficamos muito felizes em poder levar um momento de alegria e leveza através da música e poesia para os alunos e professores da Universidade. As inscrições das salas, pelos professores, atenderam nossa expectativa. Agradeço a parceria e disponibilidade dos professores da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), Jorge Geraldo e Alcione Maria dos Santos, que ajudaram nos ensaios, gravações e organização deste projeto”, apontou a coordenadora do projeto, Juliana Maciel Santos.

A estudante do 8º semestre de Música e bolsista do projeto Núcleo Sinfônico da UFMS, Elouise Américo Miranda, participa das intervenções falando um pouco sobre o que é o canto lírico e a ópera, e apresentando sua performance cantando a ária “Ah non credea mirarti” de Vincenzo Bellini, que foi gravada previamente no teatro Glauce Rocha. “Está sendo uma experiência muito boa, desde me preparar para fazer a gravação até levar o resultado para as salas de aula. Ver a reação das pessoas ao assistir me deixa muito contente e sempre me faz pensar sobre a importância da divulgação cultural no geral e em especial da música. Senti que estavam todos bem receptivos e mostrando interesse, isso mostra que as pessoas têm sede por atividades culturais e é isso que torna este festival algo tão significativo e importante”, disse.

O estudante do 6º semestre de Música, Gabriel dos Santos, tem atuado apresentando vídeos de apresentações de violão solo. “Para a grande maioria das pessoas é uma novidade o que apresentamos, pouca gente sabe o que o graduado em Música faz na profissão, como trabalho, então muitos têm uma surpresa. A experiência tem sido muito boa, têm sido intervenções muito bem sucedidas, eu fico muito feliz com o feedback das turmas e dos professores”, afirmou.

A professora da Faculdade de Ciências Humanas, Sandra Fogaça Rosa Ribeiro, considera que a arte tem um potencial extremamente importante para o despertar cognitivo e aprendizagem de qualquer tema. “Ela é especialmente uma facilitadora das relações humanas, principalmente nesse período de ensino remoto emergencial”, observou. A docente contou que já costuma realizar em suas aulas um momento inicial com uma proposta de participação artística e que isso tem ajudado muito na aproximação. “A arte traz essa possibilidade. Sobre a intervenção que recebemos, o estudante Gabriel foi excelente na apresentação da obra de Villa-Lobos que seria apresentada pelo professor Marcelo Fernandes no vídeo disponibilizado. Ele apresentou um pequeno histórico sobre o Festival Mais Cultura, esclareceu as dúvidas dos estudantes, fez uma troca de ideias muito salutar”, falou.

“Particularmente gosto muito do Festival Mais Cultura, acho incríveis essas intervenções, inclusive tenho saudades de quando eram presenciais, o pessoal chegava e era sempre uma surpresa”, comentou a estudante do 2º semestre de Administração, Cristiane Hirahara.

A discente disse que ficou feliz de saber que as apresentações seguem nas aulas virtuais e confirmou que a turma de Introdução à Psicologia já está familiarizada com atividades culturais. “Sobre essa apresentação que tivemos, o Gabriel trouxe um vídeo do professor Marcelo ao violão, foi muito lindo, gostei bastante. Nunca tinha visto uma apresentação dessa obra e, além do vídeo, ele compartilhou uma pasta com mais outras apresentações de canto lírico, violino, entre outras. Foi maravilhoso e fico grata de a Universidade proporcionar esses momentos para nós”, destacou.

“Só tenho a agradecer por essa ação, inclusive algo que falo é que a música põe asas nos pés, transforma gestos solitários em caminhadas solidárias, e tenho convicção de que realmente isso aconteceu em mais esse momento”, finalizou a professora Sandra Fogaça Rosa Ribeiro.

Mais informações sobre o projeto Música e Poesia podem ser obtidas neste link.

Programação

Toda a programação do Festival Mais Cultura 2021 é gratuita e aberta ao público. Algumas atividades necessitam de inscrição prévia para controle da quantidade de participantes e emissão de certificados.

Nesta quarta-feira, 27, a programação tem três oficinas: uma aula de bases do forró, com Danilo Nogueira Costa e Silva e Mayara Melo de Oliveira; uma formação sobre como pensar as mídias e redes sociais para e com idoso(a), com Katarini Giroldo Miguel, Alicciane Rodrigues, Raquel Alves Alíria, Priscila Aristides Santos; e uma oficina de leitura sobre a formação de leitores, com Lovania Roehrig Teixeira.

Laura Roseli Pael Duarte irá ministrar a palestra intitulada “Conhecendo a pré-história de Mato Grosso do Sul através da exposição de longa duração do Museu de Arqueologia da UFMS” e Anderson Pego irá ministrar a masterclass de trombone.

Acesse proece.ufms.br/maiscultura para conferir a programação completa e os detalhes de cada atividade, além dos links de inscrição e transmissão (no caso das atividades on-line).

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Ariane Comineti

Imagens: cedidas pela coordenadora do projeto Música e Poesia em sala de aula