Lutas no CPAN – Taekwondo

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

    Lutas no CPAN – Taekwondo, coordenado pela docente Mariana Biagi Batista e acadêmico bolsista Rafael Costner Ferreira Dos Santos.

O projeto “Lutas no CPAN – Taekwondo” tem o objetivo de oportunizar à comunidade interna e externa ao Campus do Pantanal a vivência de uma modalidade esportiva individual de luta – o Taekwondo, considerado menos popular na cultura nacional e que, assim, pode enriquecer grandemente as vivências motoras dos participantes, bem como contribuir para a disseminação do esporte na comunidade local. Em adição, a participação neste projeto poderá proporcionar melhorias na coordenação motora geral, aumentar os níveis de diferentes componentes da aptidão física, particularmente aqueles relacionados à saúde como força e resistência muscular, aptidão cardiorrespiratória e, flexibilidade, além de contribuir para a manutenção do peso corporal e aumento dos níveis de atividade física habitual.

O Taekwondo, contemplado nesta proposta de projeto e, oferecidos na modalidade de esporte participação, poderá proporcionar muitos benefícios à saúde geral dos participantes mas, especialmente, no aspecto da socialização e integração entre Universidade e comunidade local. O objetivo geral do projeto será oportunizar à comunidade interna e externa ao Campus do Pantanal a vivência da modalidade esportiva de luta Taekwondo, no âmbito do esporte de participação.

  • E ainda:
  • 1- Conhecer a modalidade de luta Taekwondo;
  • 2- Proporcionar socialização à comunidade interna e externa ao CPAN;
  • 3- Aumentar os níveis de atividade física, aptidão física e saúde dos participantes da proposta.

O público alvo do projeto “Lutas no CPAN – Taekwondo” será prioritariamente a comunidade interna (discentes, docentes, técnicos e servidores terceirizados) e algumas vagas também para comunidade externa (população de Corumbá/MS e Ladário/MS) ao CPAN, contemplando adultos maiores de 18 anos, de ambos os sexos e, sem restrições de saúde para prática de atividades físicas. Inicialmente serão ofertadas cerca de 30 vagas, para que se possa atender adequadamente à demanda, considerando o espaço destinado às aulas. Além disso, as vagas indicadas no quadro abaixo poderão ser realocadas, mediante demanda e número de inscritos por categoria. A avaliação desta ação acontecerá por meio de reuniões com os bolsistas e/ou acadêmicos voluntários executores da proposta, bem como por relato e adesão dos participantes ao projeto.

Adicionalmente, no momento em que os participantes fizerem sua inscrição, responderão algumas questões relacionadas aos motivos para prática, experiência prévia e possíveis problemas ou queixas de saúde. Também serão realizadas avaliações físicas, contemplando medidas antropométricas e de aptidão física dos participantes antes e no momento de finalização do projeto, para que seja possível analisar o impacto das atividades propostas nas diferentes variáveis de saúde. Deste modo, serão utilizados indicadores de avaliação de processo e de resultado, no qual os meios de verificação serão amplos, contando com as informações obtidas dos participantes, de seus familiares, dos monitores e bolsistas responsáveis pela execução das atividades e, também, por meio de dados avaliados de maneira direta. Estas informações serão consideradas em uma periodicidade semanal para algumas demandas e mensal para outras, conforme objetivo da avaliação.