Desver – Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Organizado pelo curso de audiovisual da UFMS, o festival toma emprestado o seu nome de um verso do poeta Manoel de Barros: “Então era preciso desver o mundo para sair daquele lugar imensamente e sem lado”.

Entre 23 e 25 de novembro, acontece o Desver, segunda edição do Festival de Cinema Universitário de Mato Grosso do Sul. Devido ao contexto pandêmico acontecerá inteiramente online. Este ano, a programação inclui mais de 30 filmes exibidos gratuitamente no site do evento (www.desver.com.br). Entre os destaques da programação, há mostras com curtas-metragens nacionais lançados entre 2019 e 2020, outra voltada ao cinema indígena do MS, além de uma curadoria cujo recorte inclui filmes brasileiros dedicados ao uso de imagens de arquivo.

Além de sessões de cinema, o Desver inclui ainda um debate sobre a produção audiovisual no MS e duas oficinas. Uma delas, “Ver é uma Fábula”, ministrada pelo artista e cineasta Cao Guimarães, irá refletir sobre processos criativos na fronteira entre o cinema e as artes plásticas.  Com produção intensa desde o final dos anos 1980, Cao tem suas obras em coleções prestigiadas dentro e fora do país, além de ter participado de renomados festivais internacionais de cinema, como Cannes e Sundance. A outra oficina, “2021: Como Produzir Cinema agora”, ministrada por Thiago Mâcedo, discutirá as atuais possibilidades para a produção audiovisual no Brasil. Mâcedo é membro da Filmes de Plástico, importante produtora mineira cujos filmes já foram exibidos em alguns dos principais festivais do mundo, como Cannes, Roterdã e Locarno. Ambas as oficinas são gratuitas e abertas ao público.

Coordenador:

• Rodrigo Sombra Sales Campos