Mesa-redonda com participação do escritor Carlos Nejar aborda importância da literatura

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Amanhã, 1º de dezembro, às 9h30, a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS e a Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (Aflams) promovem a mesa-redonda “Encontro com Carlos Nejar: a importância da literatura para a formação humana”. O escritor estará na Universidade para o concerto de encerramento da temporada 2021 do Movimento Concerto, que ocorre nesta terça-feira, 30, às 19h30, em sua homenagem.

Carlos Nejar é poeta, membro da Academia Brasileira de Letras e faz parte do grupo de brasileiros que já foram indicados ao prêmio Nobel de Literatura. Professores da UFMS e convidados também irão participar das discussões que ocorrerão no Teatro Glauce Rocha, com transmissão ao vivo pelo canal Extensão UFMS.

Segundo o Pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, a presença de Carlos Nejar, na Universidade, é um privilégio e um momento ímpar. “Essa discussão é muito importante, porque cada vez menos a literatura tem espaço no dia a dia de cada um de nós, por mil fatores. E eu diria que nunca a humanidade precisou tanto da literatura como hoje”, complementa.

Para a presidente da Aflams, Delasnieve Daspet, a parceria com a UFMS tem o objetivo de promover conhecimento literário e ampliar assuntos referentes a diversos gêneros literários. “Levar o conhecimento dele às pessoas que apreciam a literatura e queiram conhecer com mais profundidade assuntos atinentes à ficção, romance, poesia, crítica literária, que são essas as ações de Carlos Nejar”, explica. Ela destaca ainda que o evento é uma prévia da Jornada Literária de Campo Grande, que será realizada em 2022.

Em julho deste ano, Carlos Nejar ministrou presencialmente na Universidade uma palestra sobre a vida e a obra de Machado de Assis. A realização foi também uma parceria entre Aflams e UFMS. A palestra foi destaque em uma das edições do Programa Todas as Artes da TV UFMS.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo da Agecom)