Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita

Parque da Ciência UFMS:

Localizado na esplanada do Morenão, o Parque da Ciência da UFMS reúne em um espaço aberto “monumentos” de ciência que poderão ser utilizados por toda a comunidade, seja ela interna ou externa à UFMS. Venha aprender Ciência brincando!!! Para solicitar visita guiada de grupos, clique em saiba mais:

Programas

O Programa Institucional VEM PRA UFMS visa proporcionar aos estudantes e visitantes contato com a cultura acadêmica promovida e vivenciada na UFMS. Para isso, apresentamos diversos espaços de ensino, pesquisa, extensão e inovação, divulgamos os cursos oferecidos na Universidade. Nosso objetivo é tornar o conhecimento e a arte produzidos na UFMS acessíveis à toda a população sul- mato-grossense, promovendo o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

O Cursinho UFMS oferece aulas pré-vestibular de qualidade, a um preço acessível, na Cidade Universitária e nos campus. 

Museu de Arqueologia da UFMS: Possui sua exposição de Longa Duração, no Memorial da Cidadania e Cultura Apolônio de Carvalho no 1º andar montada no local desde 19 de maio de 2008

Parque da Ciência da UFMS reúne em um espaço aberto “monumentos” de ciência que poderão ser utilizados por toda a comunidade, seja ela interna ou externa à UFMS.

Ações de extensão serão apoiadas no Vem pra UFMS: Ciência nas Escolas 2023

Professores podem submeter propostas até 10 de maio

Está aberto o período de submissões para propostas de ações a serem apresentadas no programa institucional Vem pra UFMS: Ciência nas Escolas 2023. “Esse edital faz parte do compromisso que a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte tem para com todo os docentes, facilitando o processo de curricularização da extensão. Assim diminuímos a carga de trabalho do professor nas questões político-administrativas, no trato com a comunidade, e aumentamos o empoderamento do professor em sua área do conhecimento, já que ele vai ajudar os estudantes a prepararem uma apresentação de divulgação científica e os acadêmicos terão um contato direto com a comunidade. Pretendemos, então, acelerar o processo e tornar a vida colegas mais suave neste sentido da curricularização da extensão”, diz o pró-reitor Marcelo Fernandes.


Por meio do edital, serão apoiadas 300 ações propostas por professores de unidades da Cidade Universitária responsáveis por disciplinas que tenham carga horária de extensão e 200 dos câmpus, no primeiro semestre. As apresentações podem ser realizadas de forma individual ou coletiva por estudantes dos diversos cursos de graduação da UFMS em feiras a serem organizadas pela Proece. Essas apresentações devem ocorrer em escolas de ensino fundamental (6º e 9º anos), ensino médio e de educação de jovens e adultos. Para inscrever a proposta, basta acessar o Sigproj e enviar o banner de acordo com o modelo sugerido até 28 de abril.

As atividades propostas devem estar de acordo com a Instrução Normativa Conjunta nº 1 da Pró-reitoria de Graduação e Proece. Todas as apresentações serão realizadas em formato presencial, podendo ser em grupos de até dez estudantes por período. É preciso destacar que o conteúdo apresentado nos banners e nas exposições orais nas escolas devem estar adequados, prioritariamente, aos estudantes do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano).

“O Ciência nas Escolas leva nossos acadêmicos e professores para dentro das instituições de ensino básico a fim de apresentar as pesquisas produzidas na Universidade. A dinâmica do evento é similar a uma grande feira de ciências, na qual diversos projetos e conteúdos de disciplinas são apresentados por meio de banners. Em 2022, primeiro ano em que o projeto foi implementado, foram mais de 350 trabalhos apresentados em escolas públicas e particulares de Campo Grande, Aquidauana, Chapadão do Sul, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas”, explica a diretora de Popularização da Ciência Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques.

Segundo Lia, em 2022, foram atendidos 3.206 estudantes no primeiro semestre e, no segundo semestre, 5.089. “O número de trabalhos apresentados cresceu em 40% na segunda edição do programa, logo acredito que vamos ter mais adesões e sabendo que vale 10 horas contribuirá com a carga de extensão, via certificado ou via disciplina que aderiu a curricularização. Creio que vamos ter mais muito mais estudantes e professores participando neste primeiro edital de 2023”, conta.

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio. Os resultados devem ser divulgados no dia 22 de maio e as atividades devem começar a partir de 31 de maio. Mais informações podem ser obtidas no edital disponível aqui

Contato:

 (67) 3345-7246  (67) 3345-7250 

dipc.proece@ufms.br

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.