UFMS participou do IX Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste

Postado por: Eduardo Ramirez Meza

O Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (Serex) chegou à sua nona edição em 2018. O evento teve como sede o Centro de Tradições Gaúchas da cidade de Rio Verde (GO) e foi realizado, sob a organização e recepção impecáveis da Universidade de Rio Verde, entre os dias 20 e 22 de agosto.

Neste evento, por meio de chamada pública da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, a UFMS proporcionou a participação de 40 discentes de graduação que, juntamente com representantes de outras 13 instituições de ensino superior da região, puderam compartilhar suas experiências no fazer extensionista. No total foram apresentados 292 trabalhos na modalidade pôster e, dentre estes, 12 trabalhos selecionados para apresentação oral.

Lethicia Farias Marcino, discente do curso de Enfermagem (Inisa), apresentou em pôster e na modalidade oral o trabalho “LeishNão: prevenção como principal instrumento no combate a leishmaniose visceral”, sob orientação da Profª Drª Juliana Arena Galhardo (Famez). Para Lethicia, sua participação no IX Serex foi uma “ótima experiência e oportunidade de aprendizado”.

Além das apresentações de trabalhos e da troca de experiências, os participantes foram contemplados com reflexões teórico-práticas em palestras proferidas pelos pró-reitores de extensão das instituições participantes e de convidados, abordando questões como a importância da interprofissionalidade na extensão universitária (UEG), os desafios encontrados pela extensão universitária (UNEMAT), a creditação curricular (UFRJ), o panorama da Extensão Universitária na região Centro-Oeste (UEMS) e a cultura nas universidades, proferida pelo Prof. Dr. Marcelo Fernandes Pereira, Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS.

Paralelamente às apresentações houve reunião da Regional Centro-Oeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Brasileiras, oportunidade na qual os pró-reitores, dentre outros assuntos debatidos, decidiram os próximos seminários regionais, que em 2019 serão realizados pela UNEMAT no município de Cáceres-MT e, em 2020, serão realizados pela UFMS na capital Campo Grande-MS.

Para o Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS, Prof. Dr. Marcelo Fernandes Pereira, “o impacto que o Serex tem sobre as instituições de ensino só pode ser medido após a realização de uma reunião. Esperamos que em 2019 a UFMS volte para as questões extensionistas e reforce sua vocação social e empreendedora”.

Confira abaixo alguns depoimentos dos discentes que apresentaram trabalhos no IX Serex e, ao final, os registros fotográficos que ilustram a participação da UFMS:

Oportunidade de conhecer trabalhos de outros, além de experiências incríveis e de entender a importância da extensão universitária, dentro do período de formação do acadêmico, pois permite que se integre com outras áreas, com o mesmo propósito, contribuindo através do conhecimento em sua área.
Ayami Katsukawa, Música/Faalc

O Serex mostrou o quanto a extensão universitária é apaixonante. Dias inesquecíveis!
Wiviane Tiburço de Almeida, Medicina Veterinária/Famez

Foi uma experiência pessoal excelente. Superou minhas expectativas e trouxe amizades que quero cultivar ao longo do tempo.
Daniel Alves da Silva, História/Fach

Oportunidade incrível de crescimento pessoal e profissional.
Pamela Ribeiro Ramos, Enfermagem/Inisa

Foi uma experiência maravilhosa e apaixonante! Abriu meus horizontes em relação à profundidade da extensão pois, além de conhecimento teórico, vivenciei experiências incríveis. Sem a ajuda da UFMS não conseguiria.
Giovanna de Carvalho Corrêa Chaves, Nutrição/Facfan