SESu/MEC libera mais 1,6 milhão para assistência estudantil
A Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação liberou no último dia 29 de julho, mais 1,6 milhão de reais em recursos para serem empregados na assistência estudantil. Os recursos são destinados apenas para custeio e, portanto, não podem ser utilizados para auxílio financeiro a estudantes (bolsas), diárias, passagens e despesas com locomoção.
Os recursos poderão ser empregados em auxílio alimentação, reforma de instalações destinadas a utilização dos alunos, contratação de serviços, serviços de obras e outras que atendam direta ou indiretamente a vida acadêmica.
As Pro-Reitorias de Ensino de Graduação, Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis e Planejamento estão fazendo trabalho conjunto no sentido de otimizar a utilização desses recursos de modo a poder utiliza-los integralmente na melhoria e permanência dos acadêmicos na UFMS. Nesse sentido, já estão sendo concluídos os processos burocráticos para o Auxílio Alimentação, que se tornou possível por meio de recursos anteriores de valor semelhante (1,3 milhão de reais).
Este ano também está em vigência a Bolsa Permanência, um programa aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão, Culturas e Assuntos Estudantis com apoio da Reitoria e que substituiu o anterior, Bolsa Trabalho. O Bolsa Permanência é um programa que oferece subsídio para que o acadêmico de baixa renda desempenhe, por meio de um tutor/orientador, atividades de ensino, pesquisa e extensão. No programa anterior, o Bolsa Trabalho, o acadêmico era obrigado a prestar serviços profissionais para a instituição, muitas vezes em áreas que não tinham ligação com sua área de formação, razão pela qual, este programa foi considerado ultrapassado pelos profissionais da Assistência Acadêmica do país.