Semana Mais Esporte será on-line e aberta a toda a comunidade

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

A Semana Mais Esporte chega a sua terceira edição com diversas atividades virtuais voltadas para toda a comunidade. O objetivo é sensibilizar e promover o interesse pela prática de atividade física e esportiva, promovendo a integração entre os estudantes, servidores e professores da UFMS, bem como atletas, estudantes de outras instituições de ensino e profissionais de Educação Física de Mato Grosso do Sul.

A programação será on-line, de 16 a 19 de junho, com diversas atividades como palestras, mesas-redondas e workshops. As inscrições são gratuitas, abertas a toda a comunidade e podem ser realizadas até 13 de junho neste link.

As discussões atenderão a três principais frentes do esporte: a saúde, a competição e o lazer. “O evento terá discussões acadêmicas voltadas para quem pesquisa o esporte, discussões voltadas para os professores de educação física que estão nas escolas e fazendo trabalho de base e também ações para os servidores e estudantes, com atividades práticas acontecendo em formato digital”, explica o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.

Ainda segundo o pró-reitor, a UFMS segue se reinventando para promover o ensino de qualidade, mesmo em tempos de pandemia. “Uma das prioridades é de atender aos estudantes e servidores na área do esporte da melhor forma possível. Acredito que este é o melhor caminho, com atividades à distância que permitam que cada um na sua casa possa pensar um pouco sobre esporte e, mais do que isso, praticar dentro de casa”, destaca.

Para o estudante do curso de Educação Física da UFMS, Matheus Murça, a realização da Semana Mais Esporte é muito importante, pois, além de fomentar a prática esportiva, o evento também contribui para a saúde mental dos participantes. “O esporte sempre fez parte do cotidiano da vida acadêmica de muitos universitários da UFMS e com a pandemia da Covid-19 os estudantes tiveram que deixar de praticar as atividades com seus cursos e amigos. Com a Semana Mais Esporte nós teremos oportunidade de reviver parte do que sempre gostamos de fazer”, destaca Matheus.

Desafio UFMS em Movimento

Entre as atividades da Semana está a ação “Desafio UFMS em Movimento”, que tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e esportivas.

Os professores (efetivos e substitutos) poderão agendar em seu horário de aula on-line uma intervenção de aproximadamente 10 minutos contendo práticas corporais, que serão ministradas pelos estudantes dos cursos de Educação Física. “O professor precisa realizar a inscrição e disponibilizar o link da sua sala virtual para que a gente consiga entrar na aula e aplicar a intervenção corporal. Para os servidores e estudantes, nós também vamos proporcionar lives pelo Instagram @esporte_proeceufms”, explica a Secretária de Projetos e Eventos esportivos, Edinéia Ribeiro.

Todos os participantes inscritos da Semana Mais Esporte UFMS que cumprirem as atividades, receberão certificado de 24 horas.

Confira a programação completa: