Resumo dos eventos 2021

Postado por: Paulo Arakaki Junior

11 de março

  • Teatro Glauce Rocha – Homenagem ao dia internacional da mulher

Voz e violão – Professora Ana Lúcia e Professor Marcelo Fernandes

A UFMS prestou homenagem às mulheres por meio de canções e poesias, durante um pocket show transmitido on line pelo canal do Youtube. O evento faz parte da campanha EU RESPEITO. Contou com a participação dos professores do Curso de Música da Universidade: Ana Lucia Gaborim e Marcelo Fernandes, e a poesia de Raquel Naveira.

Público (número de acessos): 523


18 de março

Show de verão- Recepção de calouros – Gabriel Sater

A Recepção de Calouros 2021 da UFMS terá hoje, 18, o tradicional Show de Verão. Neste ano o evento será transmitido pelo canal da TV UFMS, a partir das 19h, no horário de MS. O show será no Teatro Glauce Rocha, sem público presencial, seguindo as normas do Plano de Biossegurança da Universidade. A realização tem o apoio da Fapec.

A apresentação será do cantor, compositor, instrumentista, produtor musical e ator Gabriel Sater, que preparou um repertório especial para a ocasião. “Para o show farei um repertório bem diversificado, com canções de vários momentos da minha carreira, algumas releituras, claro, com algumas canções do meu pai, alguns temas instrumentais e alguns clássicos da fronteira, sempre com novos arranjos e também exaltando os compositores dessa terra tão especial”, disse.

Público (número de acessos): 4560


27 de abril

Movimento Concerto inicia temporada 2021 este mês

O Movimento Concerto realiza apresentações musicais gratuitas, com o objetivo de democratizar o acesso a este tipo de repertório. Como parte da campanha Eu Respeito, em 2021, as atividades do projeto foram reestruturadas para serem transmitidas on-line e a abertura da temporada será em 27 de abril.

O primeiro concerto será com os professores do curso de Música: Jacques Douglas, Ana Lúcia Gaborim, Marcelo Fernandes, Evandro Higa e William Teixeira. O repertório será variado e a transmissão, gratuita, será às 19h30, pela TV UFMS.

Para 2021, o Movimento Concerto traz apresentações mensais, de abril a dezembro. Todas as apresentações serão on-line, para respeitar as normas de distanciamento social. “Nós sabemos que dentro de todas as fases da pandemia, todos os altos e baixos, a possibilidade de reunir um público em um teatro fechado, como é o caso do Glauce Rocha, vai demorar um tempo ainda, tanto que nós já procuramos fazer toda a programação de maneira on-line. Além disso, uma adaptação é sempre buscar programações artísticas que envolvam um número reduzido de artistas, então já vai poder ser observado nesse primeiro concerto de  abril que todas as músicas ou vão ser feitas por um único músico ou por no máximo dois, de modo a poder fazer tudo isso com distanciamento e numa quantidade reduzida de encontros, tudo buscando uma adaptação ao momento de pandemia dentro da proposta artística que sempre prima pela qualidade”, explica o coordenador do projeto, professor William Teixeira.

Público (número de acessos): 1650


19 de maio

Apresentação do Movimento Concerto será na quarta-feira pelo canal da TV UFMS

Nesta quarta-feira, 19, a partir das 19h30 será transmitida pelo canal da TV UFMS  a edição de maio do programa Movimento Concerto. A apresentação será dos docentes do curso de Música Gustavo Penha, Pieter Rahmeier, Max Packer e Rafael Salgado. A ação faz parte da campanha Eu Respeito, que neste mês celebra o trabalho desempenhado por todos os professores e técnicos-administrativos que constituem a Universidade.

Por meio do Movimento Concerto são realizadas apresentações musicais gratuitas e abertas à comunidade com o objetivo de democratizar o acesso a este tipo de repertório. Em 2021 os concertos serão virtuais com transmissão pelo canal da TV UFMS no Youtube.

Público (número de acessos): 939


18 de junho

 Apresentação de junho do Movimento Concerto será nesta sexta-feira

 Na sexta-feira, 18, a partir das 19h30, será transmitida pelo canal da TV UFMS a edição de junho do programa Movimento Concerto. A apresentação será dos estudantes do curso de Música, Caio Fortunato e Henrique Lucena.

Por conta da pandemia de Covid-19, todas as apresentações do Movimento Concerto estão sendo gravadas previamente, para serem transmitidas remotamente. “Tem sido uma experiência muito diferente fazer os concertos de maneira gravada sem o público no teatro, mas também uma boa oportunidade para todos os músicos que participam poderem voltar aos palcos. Com certeza o público pode esperar um concerto feito com muito empenho e uma música de muita qualidade. No caso desse concerto, serão dois alunos que estão em fase de conclusão de curso, então também será muito bom que a comunidade prestigie esses alunos e a produção do curso de música da UFMS, e que conheçam um pouco mais sobre a música clássica”, destacou o coordenador do projeto, professor William Teixeira.

Público (número de acessos): 559


5 de julho

Edição especial do Movimento Concerto celebra aniversário da UFMS

Na segunda-feira, 5, a partir das 19h30, será transmitida pela TV UFMS a edição de julho do programa Movimento Concerto. A apresentação marca o aniversário da UFMS e terá um repertório eclético, misturando música erudita e MPB, interpretado pelas cantoras Andressa Chinzarian, Luciana Fischer e Luma Heyn.

Público (número de acessos): 1170


12 de julho

Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras, realiza palestra sobre Machado de Assis

Na segunda-feira, 12, às 18h, Carlos Nejar – poeta, ficcionista, tradutor, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras – irá ministrar uma palestra sobre a vida e a obra de Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira.

O evento foi organizado pela Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AFLAMS), que tem como patrono Machado de Assis. Por conta disso, a entidade busca homenageá-lo anualmente próximo a data de seu nascimento. “Embora sejamos uma academia feminina, o nosso patrono é o Machado de Assis, um dos maiores escritores do Brasil de todos os tempos e ele navega em todas as áreas da literatura: crônica, contos, poesia, enfim… é um dos [autores] mais festejados e fundador da Academia Brasileira de Letras – e seu primeiro presidente”, diz Delasnieve Miranda Daspet de Souza, fundadora e presidente da AFLAMS.

Público (número de acessos):501


5 de agosto

Arraiá da UFMS será transmitido ao vivo no dia 5

Na próxima quinta-feira, 5, a partir das 19h será realizado o Arraiá da UFMS. O evento será no Teatro Glauce Rocha, sem público presencial, com transmissão ao vivo pelo canal da TV UFMS. A apresentação será do grupo Tradição. O evento faz parte da campanha Eu Respeito e integra também o programa Mais Cultura.

Público (número de acessos): 888


12 de agosto

Projeto leva música, arte e turismo a crianças da rede pública de ensino

Para democratizar e facilitar o acesso à música e a pontos turísticos de Campo Grande, a UFMS e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) criaram o projeto Canções Poéticas em Imagens Modernistas.
Patrocinado pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais, o projeto tem como objetivo realizar concertos musicais para alunos e professores da rede de ensino de Campo Grande. Por conta da pandemia de Covid-19, as performances foram gravadas previamente, para que não ocorram aglomerações. Os vídeos serão exibidos nas escolas da rede pública de ensino, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

As apresentações terão como palco quatro espaços históricos e tombados no município: Morada dos Baís, Estação Ferroviária, Colégio Maria Constança e Museu José Antônio Pereira. As performances foram organizadas pelos músicos Marcelo Fernandes (violão) e Andressa Chinzarian (canto). com participação de Heitor Lotti (violino), Ana Lúcia Gaborim (canto) e Geraldo Vicente Martins (declamação de poemas). O repertório é composto por canções poéticas, intercaladas por imagens de quadros modernistas, poemas e execuções de obras instrumentais.

A cerimônia de lançamento do projeto Canções Poéticas em Imagens Modernistas será no dia 12 de agosto, no Teatro Glauce Rocha, onde será realizada uma apresentação do Movimento Concerto com performances de canções escritas por grandes nomes da cultura brasileira. O evento será transmitido ao vivo, às 18h, pela TV UFMS.

No dia 14, o professor Marcelo irá ministrar uma palestra sobre Modernismo Musical. A atividade é gratuita e também será transmitida remotamente, às 9h, pelo canal da Escola de Extensão da UFMS. Haverá certificado de participação para os professores e alunos que assistirem as duas atividades on-line.

Público (número de acessos): 898


13 de agosto

Festival Universitário da Canção vai movimentar cenário musical

Nesta sexta-feira, 13, foi lançado o Festival Universitário da Canção (FUC) promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado de MS e TV Morena. A cerimônia foi realizada no Teatro Glauce Rocha.

Público (número de acessos): 250


27 de agosto

A edição do Movimento Concerto – da próxima sexta-feira, 27, reúne os pianistas Ana Paula Ferreira, Helena Karavassilakis, Manoel Rasslam e Evandro Higa. O Recital de piano solo será às 19h30 com transmissão pelo canal da TV UFMS

Público (número de acessos): 507


1 de setembro

Lançamento do Edital Literário – comemoração aos 50 anos do Teatro Glauce Rocha

1º de setembro 2021.
Em iniciativa inovadora a Editora UFMS vai produzir obra literária reunindo poesias, contos e crônicas em comemoração aos 50 anos do Teatro Glauce Rocha. Na tarde de hoje o teatro foi palco para a assinatura do acordo de cooperação entre a Universidade e a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O acordo visa o lançamento de um edital literário, com detalhes sobre a submissão das obras e premiação para as que se destacarem. A cerimônia foi transmitida pelo Canal da TV UFMS.

Público (número de acessos): 105


13 de setembro

Edição especial do Movimento Concerto

faz parte da programação de abertura do Integra UFMS 2021
A programação trará o dueto Phronesis Cello Duo, formado pelos professores dos cursos de música André Micheletti da Universidade de São Paulo (USP) e Wiliam Teixeira da UFMS.

Público (número de acessos): 757