Projeto de Capacitação de Educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos acontece é realizado na Capital

O primeiro módulo do Projeto de Capacitação de Educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos será realizado em Campo Grande nos dias 25 e 26 de julho, a partir das 8h, no auditório da Escola de Governo Ezequiel Ferreira Lima.

A capacitação pretende desenvolver ações de uma cultura de Direitos Humanos no sistema de ensino por meio do desenvolvimento de atividades juntamente com a comunidade escolar (educadores, técnicos e gestores) da rede de educação básica, lideranças, profissionais das cinco áreas do Plano de Educação em Direitos Humanos e profissionais da área de saúde.

No Estado de Mato Grosso do Sul (MS) uma parceria entre o Programa Escola de Conselhos – PREAE/UFMS, Secretaria de Estado de Educação (SED), prefeituras, Secretarias Municipais de Educação (SEMED), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional/MS), será responsável pelo desenvolvimento do Projeto em quatro municípios pólos: Campo Grande, Aquidauana, Amambai e Bela Vista. Os locais foram escolhidos a partir de alguns critérios apontados pelo Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), Campo Grande por ser a capital do Estado e os demais municípios por demonstrarem um baixo desempenho no IDEB.

Serão ministrados quatro módulos, sendo uma vez por mês em cada município. Deste modo o Projeto abrangerá os seguintes temas: Fundamentos Históricos e Ético-Filosóficos, Fundamentos Jurídicos e Políticos, Fundamentos Culturais da Educação em Direitos Humanos, Fundamentos Educativo-Metodológicos da Educação em Direitos Humanos.

Primeiro MóduloFundamentos Históricos e Ético-Filosóficos

Dias: 25 e 26 de julho

Local: Escola de Governo Ezequiel Ferreira Lima

Rua Antônio da Silva Vendas, 115
Miguel Couto – CEP: 79041-230.

Prof. Dr. Antonio Hilário Aguilera Urquiza

Prof. Dr. Giuseppe Tosi UFPB

Dias: 01 e 02 de Agosto

Amambaí

Dias: 08 e 09 de Agosto

Dias: 15 e 16 de Agosto

Segundo Módulo Fundamentos Jurídicos e Políticos

Prof. Dra. Ana Paula Martins Amaral

Prof. Ms. José Paulo Gutierrez

Dias: 29 e 30 de Agosto

Local: Escola de Governo

Dias: 05 e 06 de Setembro

Dias: 19 e 20 de Setembro

Dias: 26 e 27 de Setembro

Loca: Cine São José

Terceiro Módulo – Fundamentos Culturais da Educação em Direitos Humanos.

Prof. Dra. Jacira Helena do Valle Pereira

Prof. Dr. Antonio Hilário Aguilera Urquiza

Dias: 03 e 04 de Outubro

Local: E.E. Maria Constança

Dias: 10 e 11 de Outubro

Dias: 17 e 18 de Outubro

Dias: 24 e 25 de Outubro

Loca: Cine São José

Quarto Módulo – Fundamentos Educativo-Metodológicos da Educação em DH.

Prof. Dra. Maria de Lourdes Jeffery Contini

Sr. Eduardo Meza (Escola de Conselhos)

Dias: 07 e 08 de Novembro

Local: E.E. Maria Constança