Projeto Cinema (d)e Horror exibe ‘Ensaio sobre a Cegueira
O filme Ensaio Sobre a Cegueira é a próxima atração do projeto Cinema d(e) Horror do mês de agosto e será exibido na quinta-feira (11). A exibição do filme acontecerá às 18h30, na sala de projeção do MIS (Museu da Imagem e do Som). A entrada é franca e o filme tem classificação de 16 anos.
Ensaio Sobre a Cegueira é uma adaptação fílmica do romance de José Saramago e foi dirigido pelo aclamado diretor brasileiro Fernando Meireles. O filme conta sobre uma inédita e inexplicável epidemia de cegueira atinge uma cidade. Chamada de “cegueira branca”, já que as pessoas atingidas apenas passam a ver uma superfície leitosa, a doença surge inicialmente em um homem no trânsito e, pouco a pouco, se espalha pelo país. À medida que os afetados são colocados em quarentena e os serviços oferecidos pelo Estado começam a falhar as pessoas passam a lutar por suas necessidades básicas, expondo seus instintos primários. Nesta situação a única pessoa que ainda consegue enxergar é a mulher de um médico (Julianne Moore), que juntamente com um grupo de internos tenta encontrar a humanidade perdida.
O responsável pela mediação do debate após o término do filme será Wellington Furtado, acadêmico do mestrado em Estudos de Linguagens e professor de Literatura Portuguesa na graduação em Letras da UFMS.
O projeto Cinema (d)e Horror tem como parceira a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul,sendo coordenado pela professora Doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e por Carolina Sartomen, mestranda em Estudos Linguagens da UFMS. Conta com duas exibições mensais e com a participação de alunos graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS para as exibições e mediações de debates de filmes que tratam da categoria “Horror” no plano das artes, e também com a participação da sociedade campo-grandense.
Fonte: CEX/PREAE