Parceria promove edital para produção literária em comemoração aos 50 anos do Teatro Glauce Rocha

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Em iniciativa inovadora a Editora UFMS vai produzir obra literária reunindo poesias, contos e crônicas em comemoração aos 50 anos do Teatro Glauce Rocha. Na tarde de hoje o teatro foi palco para a assinatura do acordo de cooperação entre a Universidade e a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O acordo visa o lançamento de um edital literário, com detalhes sobre a submissão das obras e premiação para as que se destacarem. A cerimônia foi transmitida pelo canal da TV UFMS.

Para o reitor da UFMS, Marcelo Turine, a iniciativa é uma forma de reconhecer e incentivar o trabalho dos escritores de Mato Grosso do Sul. “Vamos comemorar os 50 anos do teatro com participação dos escritores, com trabalhos a respeito desse patrimônio. Poesias, contos, crônicas em relação ao espaço físico e à Glauce Rocha. A UFMS está muito feliz”, declarou.

A diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom), Rose Mara Pinheiro, detalhou que atualmente a Editora UFMS concentra a produção acadêmica da comunidade universitária, inclusive há edital aberto para o Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas e também para publicação de livros eletrônicos. O edital vai proporcionar à comunidade externa a oportunidade de apresentar trabalhos literários. “O dia de hoje é um marco, pois o acordo vai estimular a participação nesse concurso literário em comemoração aos 50 anos do teatro.  A Editora entra nesse cenário como promotora e organizadora dessa obra que será lançada de forma eletrônica e impressa. É um avanço muito significativo para a Editora UFMS”.

Já o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, destacou que a assinatura do acordo é uma homenagem aos 50 anos de história do teatro. “Nós temos aqui meio século de cultura acontecendo neste espaço. Tudo isso que vivemos hoje é resultado da iniciativa visionária de gestores do passado, com entendimento de que a cultura importava e de fato a história aconteceu aqui dentro e hoje estamos aqui celebrando os 50 anos do teatro. Então é muita alegria, celebrar com um livro poético”, disse.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Max Freitas, que representou o prefeito Marquinhos Trad, a parceria com a UFMS é de grande importância. “A Prefeitura não poderia ficar de fora das comemorações dos 50 anos do teatro, então vem essa parceria com premiação simbólica para estimular cada vez mais os nossos escritores”, disse.

O secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, representou o governador Reinaldo Azambuja, e disse que a UFMS cumpre seu papel de educação, ensino e pesquisa e exerce também os preceitos da cidadania.  “Quando ela traz para dentro da Universidade todas as comunidades e linguagens possíveis. Estamos entregando para a sociedade, em parceria com a Prefeitura, essas ações em conjunto, editais que dão vez e voz para comunidades lançarem novos olhares e registros”.

Texto: Christiane Reis