Orelha de Livro: literatura em cena

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

As instituições de ensino superior caminham cada vez mais para além da função de graduar alunos. Ser uma organização socialmente responsável e ter agregado à sua imagem o compromisso com a educação superior de qualidade já fazem parte da missão da maioria das universidades, dos centros universitários e das faculdades do país. Para isso, fazem-se necessários projetos que propiciem atividades primordiais para que os universitários possam treinar e se capacitarem, bem como se articularem com a comunidade acadêmica.

O Projeto Orelha de livro: literatura em cena, proposto pelo curso de Letras, dialoga com os outros cursos de licenciaturas e diferentes esferas de construção do conhecimento, propondo um espaço privilegiado de convivência e desenvolvimento humano, que tem como eixo central a formação de professores comprometidos com a cidadania e desenvolvimento cultural. Além disso, a proposta está pautada nos princípios democráticos e transformadores que ampliam o diálogo entre os diferentes saberes disciplinares e a integração de ensino, pesquisa e extensão.

Especificamente, ‘Orelha de Livro: Literatura em cena’ visa dar visibilidade aos conteúdos literários trabalhados nos cursos de Letras, e que podem ser aproveitados também por outros cursos. O intuito também é desenvolver pesquisas e práticas inovadoras para estimular as atuações pedagógicas e melhor formar o professor, não só da área de Letras, bem como de todas as licenciaturas do CPAN. O projeto é parte de produção do laboratório LIFROS, cujo projeto de pesquisa “Literatura, fronteira e sociedade” aproveita a extensão para desenvolver pesquisas, conforme artigo na revista Rascunhos Culturais, 2020. Em tese, a relação entre ensino e pesquisa, quando bem articulada, conduz a mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem, colaborando efetivamente para a formação profissional de estudantes – futuros professores – além de fortalecer os atos de aprender, ensinar e formar profissionais e cidadãos.

Coordenadora:

  • Lucilene Machado Garcia Arf

Bolsistas:

  • Gleice F. Lima de Sales
  • Joyce A.  S. dos Santos

Nome da ação Cultural: Orelha de Livro: literatura em cena

Data de Realização: Agosto a dezembro

Horário de Realização: Segunda-feira a partir das 14h e Quinta a partir das 14h.

Local de Realização: O projeto é realizado na plataforma teams do Moinho cultural

https://teams.microsoft.com/NOSSAS%2520AULAS

Esta plataforma é direcionada apenas para participantes do Moinho Cultural. Recebemos senhas para utilizar a nossa sala de literatura. É nossa responsabilidade não passar essa senha, de modo que não conseguirão acessar as leituras. Se houver interesse podemos disponibilizar prints.

Depois de publicado na plataforma, enviamos também as leituras por celular para alcançar os alunos bolivianos, já que o projeto é na fronteira.

Número de Vagas: 80 dividido em duas turmas de 40.

Modo de Realização: On-line ou presencial

Público-alvo: Restrito às crianças inscritas nos Projetos do Moinho Cultural, crianças com carência social.

Como se inscrever: As crianças inscritas no Moinho, com idade de 7 a 10 anos, podem se inscrever no projeto Orelha de Livro. No caso, as vagas oferecidas são limitadas por conta da devolução. Os alunos nos mandam as devolutivas de leitura por WhatsApp.