Oito atletas representam a UFMS nos Jogos Universitários Brasileiros de Praia

Postado por: Claudio Gabriel da Silva da Conceição

Entre os dias 24 e 30 de abril, oito estudantes atletas da UFMS participam dos Jogos Universitários Brasileiros  de Praia (Jubs) em São Luís, no Maranhão, nas modalidades, vôlei 4×4 misto e beach tennis dupla feminina.

Os jogos têm por finalidade fomentar a participação em atividades esportivas em todas as instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Brasil. Com apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), os estudantes realizaram as seletivas em março, em Campo Grande, organizada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

A secretária de Projetos e Eventos Esportivos da Proece e professora do curso de Educação Física, Edineia Ribeiro, compõe a equipe da delegação. “Por meio das seletivas, os nossos estudantes atletas nas modalidades de vôlei 4×4 misto e beach tennis garantiram os primeiros lugares. Agora chegou a hora de disputar o campeonato nacional contra os atletas de diversas instituições de ensino superior do Brasil. A UFMS está disponibilizando recurso financeiro para apoiar a viagem e a Fundesporte, grande parceira da Universidade, está apoiando com as passagens aéreas”, detalha.

Organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário, a competição deve receber mais de 2,5 mil atletas de todo o país em 12 modalidades esportivas.

A estudante de Enfermagem, Naiady Ortega Gonçalves e a estudante de Fisioterapia, Raissa Caroline Freitas, vão representar a Universidade no beach tennis.

“É o nosso segundo ano consecutivo participando do Jubs Praia e eu me sinto extremamente feliz e realizada com essas oportunidades. Eu e minha parceira temos uma longa jornada nesse esporte e isso conta muito como experiência. É muito legal ver o beach tennis sendo reconhecido e incluído em competições a nível nacional. Ano passado nós saímos com a prata, foram bons jogos, e esse ano esperamos apenas dar o nosso melhor em quadra, sem pressão e quem sabe, superar o nosso desempenho do ano passado. Estamos indo com pensamentos positivos e determinação”, conta Naiady.

Na modalidade vôlei 4×4 misto, o estudante de Educação Física, Jean Cláudio dos Santos Silva compõe o time formado por seis atletas e relata as expectativas para a competição. “Já é meu terceiro Jubs, o segundo praia, estamos com boas expectativas, tenho esperança que podemos ter uma boa classificação, representar bem o nosso estado e se tudo der certo conquistar um pódio para a UFMS”.

O time é formado pelos estudantes de Engenharia Elétrica, Fabricio Hiram Soriano; de Educação Física, Felipe Lima Souza e Larissa Rocha dos Santos;  de Tecnologia da Informação, Stephanie Oliveira Furtado; e do curso de Enfermagem, Maria Luiza Frandoloso.

Os atletas embarcam para São Luís neste domingo, 23, e no mesmo dia serão realizados os sorteios dos grupos para as equipes conhecerem seus primeiros adversários. A delegação sul-mato-grossense irá disputar os jogos com 63 atletas e é organizada e coordenada pela Fundesporte e Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, junto à Federação Universitária de Esportes do Mato Grosso do Sul.

Texto: Bianka Macário
Fotos: Arquivo dos atletas