O conjunto de percussão Vento Bom abre turma para o curso “Maracatu e Composição Rítmica”
O curso tem como objetivo capacitar a percepção e composição de ritmo através da técnica e execução do conjunto de tambores do Maracatu de Baque Virado e estudo da música percussiva do Maracatu. A partir dessa referência são coordenados exercícios de composição e improviso para a criação de outros ritmos e orquestração com diversos instrumentos.
A atividade é realizada de tal maneira que alunos iniciantes e avançados participam juntos exercitando aspectos diferentes e enriquecendo o aprendizado. Nola explica que maioria começa sem nunca ter tocado antes. “É gratificante observar que em pouco tempo já estão fazendo música”.
O curso acontece desde fevereiro de 2007 e desde julho do mesmo ano é oferecido na Praça do Peixe, no bairro Vilas Boas. A prática em espaço aberto coloca a manifestação nas ruas, lugar onde acontece o Maracatu. A atividade na praça ainda favorece, às pessoas que estão passeando, o contato com essa música e os tambores.
No site www.nola.mus.br está disponível ao público um manual para a confecção dos abês e dos tambores, o preparo das peles, a montagem e a afinação com cordas, com fotos de cada passo e texto explicativo. Essa iniciativa visa estimular o interesse por esses instrumentos e torná-los acessíveis a mais pessoas.
“Acredito que construir e tocar instrumentos feitos à mão enriquece o espírito do som e privilegia as pessoas que entram em contato com os instrumentos e seus artesãos. Tocar tambor é um privilégio, um estado de alegria e força!” – diz Nola.
Serviço: início em 13 de setembro, duração de 6 meses; aos sábados: 14hs30 às 18hs; matrícula R$65,00 (incluiu material para estudo), mensalidade R$100,00; local: Praça do Peixe (rua Bom Pastor, Bairro Vilas Boas); informações: 8111-7296 e www.nola.mus.br.