Navegando no Rio dos Sonhos promove vernissage no Câmpus do Pantanal

O Projeto de Extensão “Navegando no Rio dos Sonhos – 2ª Edição: uma vivência em técnicas circenses e literatura infantil com professores e comunidades ribeirinhas” promove no dia 25 de julho, às 20 horas, no anfiteatro “Prof. Salomão Baruki”, sua vernissage.

Navegando no Rio dos Sonhos foi idealizado em 2004. A primeira edição levou em 2005 arte e cultura a 80 famílias das margens do Rio Paraguai. Na segunda edição neste ano, o projeto atingiu 127 famílias, somando mais de 700 espectadores.

Navegando no Rio dos Sonhos reúne circo, dança, teatro, música e educação ambiental. A proposta do projeto, que nasceu de duas companhias, uma de circo (Cia da Lona) e uma de teatro (Cia de Teatro Maria Mole), é levar diversão, oficinas de educação e arte e conhecimentos de educação ambiental às populações ribeirinhas do Pantanal.

Na segunda edição do Navegando no Rio dos Sonhos, o projeto buscou capacitar os professores que atuam na região do Rio Paraguai. Visto que as distâncias nos ambientes ribeirinhos são enormes, as escolas atuam em regime de semi-internato e internato, fazendo com que os professores se tornem responsáveis tanto pela educação formal como pela formação familiar. Com a capacitação levada pelo projeto, professores e alunos destas escolas tornam-se multiplicadores nas comunidades, fortalecendo e valorizando a cultura local.

O projeto, proposto pelo Campus do Pantanal, é coordenado pelas professoras Ana Maria Santana da Silva e Márcia Regina do Nascimento Sambugari.