Movimento Concerto
Coordenador: Marcelo Fernandes Pereira
O Movimento Concerto é um projeto que promove concertos musicais a partir dos projetos de pesquisa e ações de cultura do Curso de Música da UFMS. O Projeto recebe convidados de outras IES, músicos e grupos da comunidade externa a UFMS que difundem sua produção acadêmica e desenvolvem atividades didáticas junto aos alunos do UFMS. O Projeto tem abrangência local, com concertos e recitais no Teatro Glauce Rocha e outros espaços próprios em Capo Grande e possui uma abrangência estadual com recitais nos Campus da UFMS e outras Cidades que tenham condições de apoiar a ida de artistas vinculados ao projeto. Pretendemos ainda ter abrangência nacional, com concertos em Teatros, escolas em outros estados.
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande abrirá a temporada 2023 do Movimento Concerto homenageando um dos maiores compositores brasileiros. Os apreciadores da música clássica poderão acompanhar o espetáculo em homenagem à obra do músico, compositor e arranjador César Guerra-Peixe, no dia 16 de maio, às 20h, no Teatro Glauce Rocha.
A apresentação é aberta aos públicos interno e externo, e aqueles que desejarem poderão fazer a doação voluntária de um quilo de alimento não-perecível. “O ingresso solidário é uma forma de ampliar os efeitos benéficos já proporcionados pela música. Todos sentimos satisfação em poder ajudar levando alimento para quem mais precisa. Desta forma, é importante para quem doa e para quem recebe”, explica o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.
Os alimentos arrecadados serão doados para instituições de assistência social cadastradas junto à Universidade.
Erudito e popular
Como estudioso da música brasileira, Guerra-Peixe compôs em diversos estilos musicais. “Executaremos peças que têm característica armorial, dentre essas, algumas que fazem referência direta a nossa região. Ele compôs um poema sinfônico chamado Retirada da Laguna e vamos citar alguns trechos. Teremos dois temas desta grande obra: o primeiro será Pantanais e o segundo é Morte do Guia Lopes”, destaca o maestro da Orquestra Sinfônica Municipal, Eduardo Martinelli.
O regente explica que o movimento armorial, pelo qual Guerra-Peixe adentrou foi idealizado pelo escritor Ariano Suassuna e trouxe elementos da música popular nordestina. “Tornando-se uma das mais genuínas formas de composição da música brasileira”. Também serão executadas peças dos compositores Cussy de Almeida, Clóvis Pereira, Waldemar de Almeida e Capiba.