Luminis apresenta espetáculo de dança Términus no Festival Mais Cultura 2021

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Como parte da programação do Festival Mais Cultura 2021, o espetáculo Términus será apresentado hoje, 3, a partir das 19h30 no Teatro Glauce Rocha. A autoria é da Luminis Cia de Dança.

O espetáculo de dança de salão contemporânea fala sobre términos de relações e foi composto com experiências e vivências de pessoas reais, transformadas e traduzidas para uma história sobre personagens fictícios. De acordo com a divulgação, “o espetáculo flui pelas coreografias com uma proposta rítmica e cênica, concreta, mas ainda abstrata, retratando as dores, prazeres, encontros e desencontros, descobertas e términos de um grupo de pessoas interconectadas pelos caminhos e curvas da vida”.

Foto: Reginaldo Borges

“O que o público pode esperar é muita emoção, as pessoas vão se identificar com as várias personas que aparecem. Nossa ideia como bailarinos é transmitir um pouco da nossa realidade por meio da ficção, misturando esses personagens que hora são reais, hora são fictícios”, disse o diretor da cia e da escola de dança Luminis, Juliano Candia Pedroso.

Términus foi o primeiro espetáculo criado pela Luminis, tem 50 minutos de duração e é apresentado por nove bailarinos. Os ingressos podem ser adquiridos por R$25 na Luminis, na Av Calógeras 901 Piso Superior – Centro, ou por meio dos canais da Cia e Escola.

Luminis

Foto: Helton Perez

Além da companhia, voltada à formação de bailarinos, há também a escola de dança Luminis, onde pessoas de toda a comunidade podem participar das aulas. “A inciativa surgiu em novembro de 2018, com o intuito de trazer algo novo dentro da dança que já existia na cidade. Trabalhamos com a modalidade de dança de salão e nossa especialidade são o tango e zouk, também trabalhamos com samba, bolero, salsa, forró”, aponta o diretor.

A Luminis Cia de dança já participou do Festival de Inverno de Bonito, da Semana pra dança (Campo Grande – MS), do Festival Dança Três (Três Lagoas – MS), do Festival Sierra da Abierto e do Sesc Cultura, entre outros. “Já circulamos pelos câmpus da UFMS, também com o espetáculo Términus, e neste último ano fomos apresentados on-line para diversos países”, informou Juliano.

Além de Términus, outros quatro trabalhos compõem o portfólio de espetáculos da Luminis: SambaTango, Apartamento 901, Sinastria e Crônica Social. O diretor destacou a parceria da UFMS em diversas ações. “A Universidade colabora com a existência do nosso grupo incentivando, cedendo espaço e nos convidando para participar de eventos, mostras e festivais. Está sendo um prazer poder voltar aos palcos no Festival Mais Cultura 2021, para uma apresentação que será na nossa casa, o Glauce Rocha, onde estreamos o espetáculo Términus há quatro anos, em novembro também”, indicou.

Mais Cultura 2021

A programação e os detalhes de cada atividade do Festival Mais Cultura 2021 podem ser acessadas no site proece.ufms.br/maiscultura. Na página estão também os links de inscrição e transmissão (no caso das atividades on-line).

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Ariane Comineti