I EPEX é sucesso de público
O I EPEX, Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMS, terminou neste dia 7 de novembro após apresentar mais de quinhentos trabalhos de pesquisadores, extensionistas e integrantes de programas PET da UFMS. O Encontro foi composto do IX Encontro de Iniciação Científica, EIC, 3º ENEX – Encontro de Extensão da UFMS e da I Mostra de trabalhos PETPEG (Programa de Educação Tutorial e Projetos de Ensino de Graduação).
A abertura aconteceu no anfiteatro do LAC e contou com as pró-reitoras de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Célia Maria de Oliveira, Ensino de Graduação, Profa. Rosa Maria Fernandes de Barros e Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Sandra Maria Silveira Denadai, além de convidados que discorreram sobre questões relativas ao tema: "Ensino, Pesquisa e Extensão: indissociáveis?". A apresentação de mais de 500 painéis aconteceu nas instalações da antiga Biblioteca Central, onde também foram realizadas intervenções artísticas relacionadas a projetos de extensão da UFMS. Comunicações e palestras relativas ao 3º ENEX também aconteceram nas instalações do PROJELE e no Anfiteatro de Bolso.
Para uma das organizadoras, a Profa. Rosa Maria Fernandes de Barros, o encontro foi importante porque possibilitou reunir em um único espaço os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão produzidos na UFMS. Segundo Rosa, a instituição precisa trabalhar com o intuito de "derrubar os muros, as barreiras" que delimitam essas três modalidades de ação da universidade brasileira. "A sala de aula é, cada vez mais, um espaço antigo que ficou pequeno para a universidade. O saber acadêmico precisa ser reproduzido para além desse espaço (sala de aula) e ganhar as fronteiras da sociedade". Para tanto, conclui Rosa, é necessário perceber que o ensino só é completo quando envolve o acadêmico com a busca do conhecimento (pesquisa) e o mundo real (extensão) onde o acadêmico interage com a sociedade, aplica e confirma a utilidade dos conhecimentos apreendidos na academia.
Rosa afirmou ainda acreditar que o sucesso deste evento deverá marcá-lo como uma tradição para os próximos anos.