Histórias, Brincadeiras e Narrativas Infantis
UFMS divulga abertura de inscrições para o Projeto “Histórias, Brincadeiras e Narrativas Infantis”.
Edital de Divulgação nº 17/2025 – Proece/UFMS
Coordenação: Luciene Clea da Silva
Quantidade de Vagas: 3
Período das inscrições: 22/04/2025 a 30/04/2025
Vigência da bolsa: maio/2025 a novembro/2025
Valor da bolsa: R$ 700,00
Requisitos para o candidato: Cursando Pedagogia na Cidade Universitária;
Ter participado do Projeto Histórias, Brincadeiras e Narrativas Infantis ou do Projeto da Brinquedoteca Aberta da UFMS, por no mínimo 6 meses;
Ter disponibilidade de 20h semanais; e
Não estar recebendo outra bolsa.
Funções do bolsista:
– participação nas reuniões semanais do Projeto;
– participação no planejamento semanal das ações que envolvem a contação de histórias e a organização das brincadeiras;
– organização dos materiais necessários para as ações;
– registros das ações e interações ocorridas com as crianças;
– estudo dos materiais propostos;
– elaboração de trabalho a ser apresentado no Integra/2025;
– participar como membro da equipe organizadora da Ação Brincante que acontece uma vez a cada semestre, com um público externo à UFMS.
Resumo da ação de extensão: Contar e ouvir histórias possibilita a preservação e continuidade da memória cultural e afetiva do ser humano, além de ampliar o repertório linguístico e o compartilhamento de crenças, valores, conhecimentos e tradições acumulados por gerações. Desta forma, a presente proposta visa proporcionar espaços para contação de histórias e brincadeiras que busquem despertar o lúdico, a imaginação, o gosto pela leitura e a valorização das narrativas infantis. Apresenta, em seus objetivos específicos, o intuito de: compreender a literatura, a brincadeira e as narrativas infantis como elementos constituintes da cultura e essenciais para a educação infantil; desenvolver a linguagem por meio da contação de histórias e de brincadeiras, ampliando as possibilidades de socialização e construção do conhecimento; analisar as narrativas infantis como ferramentas para a construção da identidade e das culturas infantis; investigar e analisar as contribuições da literatura e do brincar para a formação da criança. Para tanto, a metodologia proposta respalda-se na contação de histórias de forma lúdica, interativa e instigante, de maneira que desperte nas crianças o gosto pela leitura e a possibilidade de relacionar tais histórias com suas vivências, com seu mundo imaginário e a criatividade empenhada nas brincadeiras e demais ações propostas. Desta forma, ao considerar as narrativas infantis e as muitas interações entre histórias e brincadeiras, espera-se promover a construção e ampliação de significados para as aprendizagens de crianças e adultos, possibilitando experiências que acolham, reconheçam as culturas e vivências infantis, incentivem o brincar, o questionar, o “faz de conta” e as muitas formas de ser e viver a infância.
Inscrição: SIGProj (clique aqui).