Grupo Camalote fez tournée no Estado de São Paulo

Postado por: Administrador

Em agosto, mês do folclore, o Teatro Municipal do Centro de Convivência de Campinas e o Teatro Municipal de Vinhedo receberam o Grupo Camalote para apresentação do espetáculo AnDanças, realizado pela Universidade Federal de MS e pelo Ponto de Cultura Camalote/IPHAN/MS. O grupo acaba de desembarcar da viagem de uma semana à terra das andorinhas e à região das uvas Niágara, onde apresentou o resultado de um trabalho que vem sendo construído há cinco anos. Porém, ele tem suporte nas pesquisas feitas pela Profª Mestre Marlei Sigrist, cujos resultados foram publicados em seu livro “Chão Batido”, já em fase de impressão da 2ª edição.

O grupo tem como objetivo a divulgação da cultura popular do Estado que abriga o Pantanal e que é parte da cultura brasileira, mas que o próprio Brasil desconhece. O público que assistiu ao espetáculo declarou estar surpreso com tanta variedade de manifestações populares em nossa região, elogiando a iniciativa, o figurino, a interpretação e expressão dos dançarinos.

O roteiro do espetáculo musical AnDanças perpassa pelas manifestações populares (festivas) sul-mato-grossenses, incluindo a região fronteiriça do Chaco, em seus rituais e costumes desde o período pré-colombiano, o da conquista do Centro-Oeste, do ciclo da Erva-Mate e das Xarqueadas até a atualidade, com interferências do imaginário popular das lendas do Bicho-Pé-de-Garrafa, do Minhocão e da brincadeira do “el Toro Candil”. Tudo isso pôde ser apreciado em forma de danças folclóricas.

O figurino traz uma preocupação com a ecologia e a cultura local. Alguns vestidos recebem pinturas da fauna pantaneira e outros trazem reproduções das obras de renomados artistas plásticos da região, como Humberto Espíndola, Jorapimo, Lelo e outros. Materiais orgânicos e símbolos regionais também ajudam a compor o figurino e as alegorias exibidas no palco.

Grupo Camalote homenageia Campo Grande
O Grupo Camalote apresentou danças folclóricas regionais na Concha Acústica do Parque das Nações Indígenas no último sábado, 16 de agosto, durante o evento A dança que a cidade dança, uma homenagem à Campo Grande pelos seus 109 anos. O grupo parabeniza a cidade pela sua exuberância e modo acolhedor com que recebe seus visitantes.