A Universidade tem 145 estudantes de diversos câmpus disputando os Jogos Universitários de Mato Grosso do Sul (Jums Quadras 2024). As partidas iniciaram na sexta-feira, 5, e vão até 3 de agosto. As atividades são realizadas no ginásio de esportes Eric Tinoco Marques, o Moreninho, localizado na Cidade Universitária; no ginásio Unigran Capital e na quadra poliesportiva da Escola Estadual Riachuelo.
“Pela primeira vez, o time UFMS participa de 18 modalidades, sendo 13 na categoria individual e cinco na coletiva. São estudantes da Cidade Universitária e dos Câmpus do Pantanal e de Três Lagoas; dos programas Bolsa Atleta, Pró-Atleta, do projeto Pró-Vôlei UFMS e dos demais projetos esportivos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), bem como estudantes envolvidos com as Associações Atléticas da Universidade”, informa a secretária de Projetos e Eventos Esportivos (Sepes) da Proece, Edineia Ribeiro.
Dentre as 26 modalidades que compõem os jogos, as que terão a participação de representantes individuais da UFMS são: acadêmico, no qual são classificados os melhores artigos científicos; atletismo; basquete x1; jiu-jitsu; judô; karatê; natação; skate; taekwondo; tênis; tênis de mesa; wrestling; e xadrez. As que terão participação de equipes da Universidade são: basquete, cheerleading, futsal, handebol e voleibol.
O Jums Quadras 2024 é realizado pela Federação Universitária de Esportes do Estado (Fuems) e é a fase seletiva para os Jogos Universitários Brasileiros de Quadra, com realização prevista para 9 a 18 de outubro, em Brasília (DF). “A cada ano aumentamos o número de instituições de ensino superior participantes. Iniciamos com quatro no primeiro ano e estamos com nove neste evento. Esperamos que no próximo ano, com ajuda da nossa maior parceira, a Fundação de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte), consigamos alcançar praticamente todas as de nosso Estado”, deseja o presidente da Fuems, Ronaldo Monteiro. A programação e mais informações sobre os jogos podem ser obtidas no perfil da Fuems.
Conforme Edineia Ribeiro, os esportes de rendimento da e na UFMS têm avançado consideravelmente e hoje é possível dizer que há internacionalização também nesta área, uma vez que nesse primeiro semestre estudantes atletas estiveram na Geórgia, Bolívia, Canadá e Equador, entre outros locais fora do país. “É uma alegria fazer parte deste processo de melhorias pelo esporte, fomentar a participação de nossos estudantes atletas em eventos esportivos, discutir a importância de políticas esportivas dentro da instituição, ter a parceria com outras instituições que fomentam o esporte. Nesta gestão, conseguimos fortalecer as relações com a Fuems, a Fundesporte e algumas federações esportivas do Estado”, comenta.
Texto: Ariane Comineti