Comunicado sobre o Edital PAEXT/2015

Postado por: Eduardo Ramirez Meza

Aos/às Diretores/as das Unidades da Administração Setorial, Presidentes de Comissão Setorial de Extensão e Extensionistas que desejam concorrer ao financiamento da UFMS no exercício 2015.

Em atenção às solicitações de orientação e pedidos de prorrogação de prazo para submissão de propostas no âmbito do PAEXT/2015 (com ônus para a UFMS) recebidos nos últimos dias, a Coordenadoria de Extensão/PREAE tem a informar:

1. Para evitar prejuízos à execução físico-financeira das ações extensionistas a serem financiadas (no todo ou em parte) com recursos da UFMS no decorrer do exercício de 2015, e consoante orientação do Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, o prazo final para submissão de propostas, no Sigproj, será mantido para o dia 29/11/2014 (observar que o Sigproj segue o horário de Brasília, portanto, o próprio sistema será fechado às 23h00min deste dia).

2. Lembrar que, no âmbito deste Edital e consoante às Normas Regulamentares das Ações de Extensão da UFMS aprovadas em novembro de 2013, foi modificada a sistemática de submissão e de manifestação por parte das Unidades Proponentes:

2.1. O/a proponente (docente ou técnico administrativo do quadro permanente da UFMS) deve inscrever sua proposta e submetê-la, exclusivamente via Sigproj, dentro do prazo de vigência do Edital PAEXT/2015 (29/11/2014);

2.2. A Comissão Setorial de Extensão da Unidade Proponente terá até o dia 12/12/2014 para fazer a análise prévia das propostas de ações de extensão e para providenciar a emissão de parecer, diretamente no Sigproj, observando cinco itens básicos:

2.2.1. Caracterização da proposta como uma ação extensionista (§2º do art. 1º das Normas);

2.2.2. Compatibilidade entre demandas sociais a serem atendidas e diretrizes da Unidade;

2.2.3. Adequado dimensionamento de recursos humanos, espaço físico, instalações e equipamentos necessários à realização da ação;

2.2.4. Coerência lógica, conceitual e metodológica entre cronograma de atividades, carga horária e alcance dos objetivos propostos;

2.2.5. Compatibilidade entre carga horária individual dos membros que compõem a proposta e a jornada de trabalho ou estudo na Unidade.

2.3. O/a Presidente do Conselho da Unidade Proponente terá até o dia 22/12/2014 para submeter a proposta à apreciação do Conselho da Unidade (ou manifestar-se ad referendum), levando em consideração o parecer da Comissão Setorial de Extensão, e lançar, diretamente no Sigproj, seu parecer favorável, em especial considerando também a previsão e disponibilidade de recursos humanos, espaço físico, instalações e equipamentos necessários para a realização da ação (a serem disponibilizados pela Unidade e/ou por instituições parceiras), mencionando, no parecer, o número da Resolução por meio da qual o Conselho se manifestou favoravelmente.

3. Ainda que o prazo final para submissão das propostas não seja alterado, os prazos delimitados para a emissão dos pareceres das Comissões Setoriais de Extensão e das Unidades Proponentes poderão ser flexibilizados, por liberalidade desta última e desde que seja respeitado o prazo final para lançamento de ambos os pareceres até o dia 22/12/2014.

4. Assim, desde que as propostas sejam submetidas no Sigproj dentro do período de vigência do Edital PAEXT/2015 (ou seja, até o dia 29/11/2014), estará em pleno controle de cada Unidade Proponente a possibilidade de liberar a proposta para continuidade da edição pelos/as correspondentes proponentes, seja para complementação de informações e/ou melhoria da proposta.

5. Quaisquer outras dúvidas poderão ser dirimidas pela equipe da CEX/PREAE pessoalmente, pelos telefones 3345-7938 / 7238 / 7426 /7244 ou ainda pelo e-mail cex.preae@ufms.br.

Compartilhe:
Veja também