Convite para adesão e oferecimento de vagas/atividades da UnAPI/UFMS – 2023.1

Postado por: Eduardo Ramirez Meza

O Programa Institucional UnAPI (Universidade Aberta à Pessoa Idosa) convida servidores da UFMS para adesão e oferecimento de vagas pelo programa no primeiro semestre de 2023.

A UnAPI/UFMS tem dentre seus principais objetivos proporcionar às pessoas idosas (60 anos ou mais) o acesso a: 1) Ações de extensão, cultura e esporte, nas modalidades presencial e à distância, com enfoque inclusivo, criativo, vivencial, colaborativo e lúdico, que permitam a promoção e difusão do conhecimento científico, técnico, empreendedor e sustentável, e 2) Disciplinas regulares de cursos de graduação da UFMS, possibilitando aprofundamento e atualização de conhecimentos e, principalmente, interação com alunos/as dos diversos cursos.

Para a primeira modalidade de adesão (extensão, cultura e esporte), há duas possibilidades:

1. oferecer vagas e/ou turmas a partir de projetos a serem submetidos ou já aprovados pela Proece em nome do(a) servidor(a), na condição de coordenador(a), ou
  2. prever turmas específicas para pessoas idosas apenas fazendo a sua adesão por meio do link disponibilizado acima. Neste caso, os certificados tanto da equipe organizadora como do público alvo (idosos) serão emitidos pela UnAPI/UFMS. Em ambos os casos, a atividade poderá ser realizada nas dependências da UnAPI/UFMS em Campo Grande, desde que haja disponibilidade e compatibilidade de horários.

Já para a segunda modalidade, podem aderir servidores(as) docentes responsáveis por disciplinas de graduação presencial que aceitem abrir vagas destinadas à inclusão de pessoas idosas como participantes extensionistas nestas disciplinas. Neste caso, havendo inscrições de pessoas idosas na disciplina e considerando que isto poderá ensejar a necessidade de atendimento e de orientação diferenciados, a UnAPI/UFMS emitirá certificado para o(a) servidor(a) docente com 20% da carga horária da disciplina.

A adesão é um procedimento simples e rápido e estará aberta até o dia 12/01/2023, bastando fazer o login (box na lateral direita desta página, se acessar pelo PC, ou abaixo, se acessar pelo celular – use seu passaporte e senha institucionais) e preencher o formulário (autoexplicativo) que estará disponível abaixo após efetuado o login.

Nossa previsão de cronograma para o primeiro semestre/2023 da UnAPI/UFMS é a seguinte:

1. Adesão simplificada: até o dia 30/01/2023;
  2. Publicação e divulgação do edital de vagas para as pessoas idosas: 15/02/2023;
  3. Início das atividades: a partir do dia 13/03/2023;
  4. Encerramento das atividades: até o dia 01/07/2023.

Além das atividades de extensão, a UnAPI também esta aberta para projetos de pesquisa. Nesse sentido, contamos com aproximadamente 150 idosos participantes.

Nos próximos 2 anos teremos recurso financeiro para impressão de materiais relacionados às ações (apostilas, folder, cartilha, manual, etc.).

Venham somar esforços conosco para o atendimento desta demanda tão importante e atual!

Para mais informações: UnAPI/UFMS – telefone/WhatsApp institucional (67) 3345-7992 ; e-mail: unapi.proece@ufms.br.

Encerrado o período de adesão. Gratos a todos/as que se dispuseram a estar ou a continuar conosco neste semestre!