Câmpus de Coxim seleciona bolsistas para o Programa Conexões de Saberes

O Câmpus de Coxim divulga edital para Seleção de Bolsistas para integrarem o Programa Conexões de Saberes (PCS), mantido pelo Governo Federal e desenvolvido nas Universidades Federais. As inscrições para o programa começam nesta segunda-feita (28) e vão até o dia 05 de agosto.

Para se inscrever no processo de seleção é necessário que o bolsista atenda aos  seguintes critérios: ter cursado o ensino médio em escola pública; morar em bairro popular (oriundo de espaços populares); ter renda familiar de até três salários mínimos, participar de movimentos juvenis, estudantis, culturais, comunitários e/ou de igrejas; e não ter outra bolsa de programas da UFMS. A carga horária do bolsista é de 20 horas semanais e a bolsa é de R$ 300 por um período de doze meses (julho/2008 – junho/2009).

A Universidade Pública neste contexto é de grande importância, pois somente através da sua participação na formulação e implementação de políticas públicas conseqüentes, será possível ampliar as possibilidades de ingresso no ensino superior e principalmente garantir a permanência com qualidade de jovens oriundos dos espaços populares. Dessa forma, o Programa Conexões de Saberes se propõe a superar esse desafio de democratização do ensino superior através de estratégias e articulações que possibilitem que esses jovens apropriem também desse espaço, garantindo assim sua inclusão social. Já integram o Programa os Câmpus de Corumbá e Aquidauana.

Dentre as ações que já vems endo realizadas estão: capacitação continuada dos protagonistas do PCS; curso preparatório pré-vestibular; atividades educativas e culturais em comunidades populares; oficina de Literatura; implantação de biblioteca popular; eventos científicos, entre outros.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria administrativa do Câmpus ou com a Professora Adriana (coordenadora do Programa no câmpus de Coxim) pelos telefones: 3291-8431 ou pelo e-mail: adrianaufms@ig.com.br.