Carlos Nejar, da Academia Brasileira de Letras, realiza palestra sobre Machado de Assis

Postado por: Eduardo Silva Escrivano

Na segunda-feira, 12, às 18h, Carlos Nejar – poeta, ficcionista, tradutor, crítico literário e membro da Academia Brasileira de Letras – irá ministrar uma palestra sobre a vida e a obra de Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira.

O evento foi organizado pela Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (AFLAMS), que tem como patrono Machado de Assis. Por conta disso, a entidade busca homenageá-lo anualmente próximo a data de seu nascimento. “Embora sejamos uma academia feminina, o nosso patrono é o Machado de Assis, um dos maiores escritores do Brasil de todos os tempos e ele navega em todas as áreas da literatura: crônica, contos, poesia, enfim… é um dos [autores] mais festejados e fundador da Academia Brasileira de Letras – e seu primeiro presidente”, diz Delasnieve Miranda Daspet de Souza, fundadora e presidente da AFLAMS.

Carlos Nejar foi convidado para palestrar devido a seu nível de relevância na área e seus conhecimentos sobre o tema. “A abordagem que o Nejar vai fazer será ampla, uma visão completa da obra e do escritor. Como ele é membro da Academia Brasileira de Letras, ele tem conhecimentos que muitos de nós não têm acesso”, afirma Delasnieve. “Existe a oportunidade de ter uma pessoa no nível de Carlos Nejar para falar sobre um outro professor da literatura, que é o caso Machado de Assis, e todos deveriam acompanhar, assistir”.

A Academia Feminina procurou a UFMS para ser parceira no evento com o intuito de facilitar o acesso dos estudantes das áreas de Ciências Humanas aos conteúdos que o palestrante irá abordar. “Para nós, termos com parceira a Universidade, levando a todos os acadêmicos dos cursos de Humanas a palestra do Nejar, é gratificante e nos engrandece, porque vamos ter uma abrangência muito maior de pessoas acompanhando, de pessoas tendo a oportunidade de aprender coisas da nossa literatura, da nossa cultura. Para a Academia, a parceria é sempre muito bem-vinda e muito agradável”, comenta Delasnieve.

O evento integra as ações da campanha institucional Eu Respeito e será transmitido ao vivo pelo canal da TV UFMS e pelo Facebook da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno