Campo Grande sediará o XIII Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical

Postado por: Joao Xavier

No próximo mês de outubro, nos dias 1, 2 e 3, Campo Grande será sede do XIII Encontro Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Educação Musical, que será promovido em parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Associação Brasileira de Educação Musical, com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT e também da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

Concomitantemente ao Encontro Regional da ABEM acontecerá o 4º Seminário de Arte e Cultura da REME, tradicionalmente promovido pelo Departamento de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande.

O Evento terá como eixo central de seus debates, discussões e reflexões o tema Educação musical: formação humana, ética e produção de conhecimento, definido pela Diretoria da ABEM para os encontros regionais de 2014 e O Congresso Nacional de 2015. O tema tem como objetivo refletir sobre a produção de conhecimento em educação musical e sobre o papel da área na formação humana nos diferentes níveis e contextos de ensino. Essas duas dimensões (de produção de conhecimento e de formação) serão analisadas considerando os desafios e os princípios fundamentais da ética no âmbito da educação musical, a partir das demandas da sociedade na atualidade. A discussão e a análise do tema terão como eixos transversais, aspectos como: formação de professores; inserção da música e da educação musical nos diferentes espaços da sociedade contemporânea; desafios e possibilidades para o fortalecimento do ensino de música em escolas de educação básica, e caminhos para o desenvolvimento de ações e de pesquisas alicerçadas nos princípios da ética face às especificidades da sociedade contemporânea.

Com objetivo principal de congregar estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e leigos que atuam ou colaboram para o desenvolvimento da Educação Musical na região, o evento contará com palestras, mesas-redondas, cursos e oficinas, apresentações de resultados de pesquisas e apresentações musicais.

Todas as atividades acontecerão no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande MS. A chamada de trabalhos assim como o detalhamento das informações sobre a programação e inscrições estão disponíveis no site:

ABEM CO 2014 Cartaz (1)