CONCERTO DA SÉRIE 18 EM PONTO

Postado por: Marco Antonio De Oliveira Mattos Mattos

No próximo dia 14 de setembro, segunda-feira, às 18 h, na Sala de Canto e Coral localizada no portão 19 do Estádio Morenão, haverá mais uma apresentação da SÉRIE 18 EM PONTO. Nesta oportunidade o concerto será realizado por dois professores do Curso de Licenciatura em Música da UFMS, os violonistas Marcelo Fernandes e Pieter Rahmeier.

Para a temporada 2015 da Série 18 em Ponto estão programadas seis apresentações musicais, para as quais foram convidados cantores, instrumentistas, grupos de música de câmara e coros.

A iniciativa faz parte do Projeto de Cultura Movimento Coral da UFMS, coordenado pelo Maestro Manoel Rasslan. Este projeto está vinculado à Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS.

Marcelo Fernandes é Bacharel em Violão e Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, e tem entre seus mestres Edelton Gloeden e Abel Carlevaro.

Venceu cinco concursos de interpretação instrumental e há mais de dez anos, empreende frutífera carreira internacional, tendo realizado dezenas de recitais e masterclasses em teatros, instituições de ensino musical nos Estados Unidos, Colômbia, Chile, Espanha, França, Suíça, Portugal, Bélgica e Alemanha, tendo realizado a estreia europeia da obra integral para violão de Camargo Guarnieri – objeto de pesquisa de seu doutorado.

Apresenta-se com frequência em importantes salas de concerto brasileiras, e tem ainda intensa atividade como docente e recitalista dentro de festivais e concursos de violão no pais, tendo se apresentado como solista em todos os Estados Brasileiros.

Pieter Rahmeier, é Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás e graduado no Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde estudou violão com o Prof. Dr. Marcelo Fernandes. Fez cursos com alguns dos principais nomes do violão internacional como: Turíbio Santos (UFRJ), Fábio Zanon, Leo Brouwer (Cuba), Edelton Gloeden (USP), Eduardo Isaac (Argentina), Jose Antonio Escobar (Chile), Judicael Perroy (França), entre outros.

Foi bolsista CAPES durante o mestrado e bolsista dos projetos de extensão “Quarteto Amadeus”, pela UEMS e “Concertos Universitários” em 2007 e 2008 pela UFMS. Vencedor do Concurso Música Clássica em Campo Grande 2011 na categoria Violão Solo e em 2010 na categoria Música de Câmara. Apresenta-se regularmente como solista ou como integrante do quarteto de violões Toccata. Atualmente é Professor Assistente do Curso de Música da UFMS.