Projeto de Extensão “Proteção Animal UFMS – Campus Campo Grande”

Postado por: Evelyn de Oliveira Zanuncio

Foi aprovado e está em andamento o Projeto de Extensão “Proteção Animal UFMS – Campus Campo Grande”.

O projeto tem como principais ações a proteção, o controle e o manejo da população de cães e gatos abandonados que circulam pela UFMS, por meio de métodos apropriados do ponto de vista ético e ambiental que incluem: cadastramento e identificação dos animais; esterilização cirúrgica para controle da natalidade, com atuação prioritária sobre as fêmeas; vermifugação e vacinação, tratamento para controle de ectoparasitas dos animais cadastrados e fornecimento de alimentação adequada, ou seja, ração de qualidade aos animais, como forma de prevenir doenças.

O Projeto é multidisciplinar e as ações são voltadas para a sustentabilidade, proteção animal, controle populacional, guarda responsável, saúde pública e animal, abrangidas por várias áreas do conhecimento que possibilitam uma ação pedagogizante integral em relação ao assunto abordado entre a comunidade acadêmica e os alunos de escolas estaduais.

O Projeto é aberto a acadêmicos de vários cursos que queiram atuar como colaboradores e a partir daí desenvolverem projetos de pesquisas relacionado aos temas e a realidade do Projeto.

Ressalta-se que quaisquer formas de maus-tratos, como: abandono, envenenamento, impedimento de alimentação ou retirada do animal de seu local de vivência dentro da UFMS, são passíveis de denúncia à DECAT (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), telefone: (67) 3368-6144, sob pena de infração à Lei nº 9.605/1988, cujo infrator poderá ser condenado a pena de multa ou ter de cumprir de 3 meses a um ano de prisão.

Interessados poderão procurar informações através do e-mail:  protecaofelina@outlook.com