Campanha estadual promove conscientização sobre violência contra pessoas idosas

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (SETAS), o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI), a Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania (SAS), o Conselho Municipal do Idoso de Campo Grande (CMI) e demais parceiros lançam em ato público, na próxima sexta-feira (15), às 9 horas, no centro de Campo Grande (MS), a Campanha Estadual de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

O mote da campanha deste ano é: Envelhecemos a cada dia… respeitar o idoso é respeitar o próprio futuro. A frase foi usada em todas as peças publicitárias que estarão disponíveis para download na Internet. O objetivo é possibilitar que movimentos sejam protagonizados pelas autoridades, gestores públicos, operadores de políticas públicas e população em geral de cada um dos municípios do Estado. Esta conjugação de esforços é de fundamental importância para a necessária visibilidade ao fenômeno da violência. O governo do Estado pactuou na Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) que esta campanha seja replicada nos 78 municípios, o que garantirá sua maior amplitude, afirmou Tânia Garib, Secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social.

O ato público de lançamento da Campanha contará com apresentação musical de grupo amador de formação intergeracional (idosos e jovens) e está prevista, ainda, apresentação musical protagonizada por professores e acadêmicos vinculados ao curso de Música da UFMS. Paralelo ao ato público serão distribuídas filipetas alusivas à data nos oito terminais de transbordo (estações de integração do transporte coletivo urbano) e no cruzamento da Av. Afonso Pena com a R. 14 de Julho. Também serão afixados cartazes alusivos à data e chamando a atenção dos passageiros para o necessário respeito ao assento destinado às pessoas idosas (Assento preferencial: este lugar ainda será seu. Respeite!)

De acordo com o Coordenador do Programa de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa da UFMS, Eduardo Ramirez Meza, a data foi escolhida porque 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (International Network for the Prevention of Elder Abuse – INPEA), esclarece.

O coordenador explica que objetivo da campanha, em consonância com a diretriz mundial, é contribuir com a criação de uma consciência social e política sobre a existência da violência contra a pessoa idosa, compreendê-la como uma violação aos direitos humanos e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal, buscando o enfrentamento de toda e qualquer forma de naturalização desta violência.
Além do ato público será realizada uma Audiência Pública no dia 18 de junho, a partir das 13h30, no Plenário Deputado Júlio Maia da Assembleia Legislativa de MS.

Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: (67) 3345-7024 acs.rtr@ufms.br

Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social: (67) 3318-4146 ascomsetas@setas.ms.gov.br

PARA BAIXAR AS PEÇAS DA CAMPANHA ACESSE OS LINKS ABAIXO: