Curso de Arquitetura da UFMS elabora plano diretor de Nova Alvorada

Postado por: Administrador

O projeto de extensão nasceu de uma solicitação do prefeito e da Secretaria Municipal de Educação a partir do trabalho disciplinar de Planejamento Urbano Regional, do Curso de Arquitetura e Urbanismo com alunos do nono semestre da graduação.

A ação de extensão é coordenada pela prof.a dra Eliane Guaraldo e conta com a colaboração de equipe formada pelos alunos Danielle Fabrão, Eduardo Salles, Neder Schabib e Marcelo Aveiro.

A primeira audiência pública foi realizada em 5 de julho com adesão maciça da população urbana e rural, seguindo-se as oficinas de trabalho e mais duas audiências públicas. A proposta final do plano será votada pela Câmara Municipal em forma de lei.

O Plano Diretor Participativo é o principal instrumento previsto pelo Estatuto da Cidade (Lei  Federal 10.257, de 10 de julho de 2001) para  promover o desenvolvimento urbano de forma equilibrada, orientando as atividades ou usos do solo com vistas à qualidade de vida para todos, delimitando, entre outras: as áreas de expansão urbana; as áreas de preservação ambiental e do patrimônio histórico e cultural; as áreas destinadas a atividades industriais e rurais; as áreas destinadas à regularização da posse da terra e à construção de moradias populares; as áreas de risco que não devem ser ocupadas; as áreas destinadas a abertura de vias, aterros sanitários e tratamento de esgotos e os espaços livres públicos.

Veja também