Departamento de Biologia oferece curso de extensão

Entre os dias 15 e 19 de setembro, o Departamento de Biologia da UFMS oferece o Curso de Extensão: Técnicas de Manejo de Herbário. O curso, que tem como público-alvo biólogos e alunos de biologia, tem 15 vagas e as inscrições são gratuitas.

O Brasil é um dos poucos países que apresenta uma rica biodiversidade, porém ao longo do tempo tem-se observado, em escala global, uma considerável diminuição da diversidade vegetal devido à expansão demográfica, deflorestamento, perda de habitats, desenvolvimento destrutivo e consumo excessivo de recursos.

A educação e as informações a respeito da temática ambiental são ferramentas fundamentais no processo de sensibilização para a conservação da flora. Com este intuito, o curso visa ensinar técnicas de coleta e manejo de plantas obtidas em formações vegetacionais de Mato Grosso do Sul. O curso está previsto com aula teórica sobre coleções botânicas e sua importância, principais coleções brasileiras e sul-mato-grossenses. Durante a parte prática o aluno terá contato com procedimentos de campo, ou seja, modo adequado de obtenção e classificação de espécimes, cuidados durante a coleta e preenchimento de fichas de campo. Posteriormente será ensinado aos alunos técnicas de montagem de exsicatas, informatização das informações obtidas em campo com geração e impressão de fichas que irão compor as exsicatas. Com tais procedimentos os alunos poderão compor materiais botânicos tanto montando exsicatas como coleções didáticas, conforme sua realidade profissional. Neste sentido poderá ser despertado o modo de amostragem de material botânico a ser incorporado.

A coordenadora da atividade, professora do Departamento de Biologia e curadora do Herbário CGMS, Dra. Ângela Lúcia Bagnatori Sartori e os alunos Vivian Almeida Assunção, Halisson César Vinci Carlos, Elidiene Priscila Seleme ministrarão as atividades.

O certificado do curso terá carga horária de 20 horas e será entregue aos alunos que cumprirem a freqüência mínima de 75%.

Mais informações e o formulário de inscrição, que devem ser entregue preenchido até amanhã (10), podem ser obtidos pelo e-mail herbariocgms@gmail.com.