MEC divulga resultado do Enade

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última quarta-feira (06/08), o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2007 e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), novo método de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES).

O Enade 2007 avaliou 16 áreas de conhecimento, incluindo os cursos de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia. Foram avaliados 3.239 cursos de 753 IES do país. Ao todo, 258.342 estudantes – 145.380 ingressantes e 112.962 concluintes – foram avaliados pelo exame.

O Conceito Preliminar de Curso, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é composto por diferentes variáveis que traduzem resultados de desempenho de estudantes e da avaliação de itens como infra-estrutura, instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. O Conceito considera o resultado no Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observados e Esperados (IDD), a avaliação dos estudantes sobre o currículo e a infra-estrutura do curso e a titularidade dos docentes.